12 agosto 2012

Keizen na Hotelaria


O conceito Gemba Keizen (nome original japonês) ou o Lean Manufactoring, foi um conceito desenvolvido por Masaaki Imai e implementado na Toyota, nos anos 70 e 80.

Abordo este conceito devido a uma questão de um director hoteleiro que perguntava se o Lean Manufactoring também poderia ser aplicado à hotelaria. E a resposta é Sim! Digo que sim porque conheço muito bem este conceito.

Vejamos de um modo muito abreviado e sintetizado o conceito com mais atenção.

KAI = Mudança   ZEN = Melhor    KAIZEN = Mudança para Melhor (designação japonesa)
Lean Manufactoring = Industria Enxuta, ou seja, sem desperdícios. (designação americana)


Este conceito foca-se na redução de essencialmente sete tipos de desperdícios:
» Superprodução;
» Tempo de Espera;
» Transporte;
» Processo de Processamento;
» Inventários;
» Movimento;
» Defeitos.

Para que seja possível eliminar ou reduzir significativamente estes sete tipos de desperdícios, o conceito baseia-se nos seguintes pontos chave:

  1. Qualidade Total: aproximação para zero defeitos e detecção e resolução dos defeitos na sua origem;
  2. Minimização do Desperdício: Eliminação de todos os bens e serviços que não dêem valor acrescentado para o cliente;
  3. Melhoria Continua: Redução dos custos, melhoria da qualidade e produtividade e partilha de informação;
  4. Flexibilidade: Adaptação rápida e eficaz à execução de diferentes volumes de produção e quantidade de serviços;
  5. Processos “Pull”: Processos que se desempenham com a evolução da procura, quando esta é tida como uma certeza. (baseia-se na procura efectiva e não na procura prevista);
  6. Construção de uma relação a longo prazo de um relacionamento e comprometimento mais mutuo dos objectivos a cumprir.

O Kaizen consiste numa melhoria contínua de todos os processos de uma empresa, mas ara que o conceito seja bem sucedido é necessário que exista uma boa comunicação na empresa e que todos os colaboradores trabalhem para um objectivo comum. Todos os níveis da organização tem um papel preponderante em todo o processo e todos eles tem de conhecer em pleno o conceito e a sua forma de aplicação na empresa, só assim poderá ser bem sucedido.

É claro que o que aqui descrevo é uma breve apresentação do conceito Gemba Keizen. Pois na verdade este é um conceito mais complexo e criterioso. Na minha opinião este conceito só é possível ser aplicado em pleno e com sucesso se existir uma elevadíssima cumplicidade dos colaboradores.

Quer implementar este conceito no seu hotel e reduzir milhares de Euros mensalmente? Clique AQUI e pergunte-me como.

1 comentários :

Comentários