14 novembro 2011

Gestão de Manutenção Hoteleira

Muitos de nós por vezes esquece-mo-nos da importância deste departamento num hotel. Mas na verdade é este departamento que faz com que o hotel funcione eficientemente, desde as condutas de água, esgotos, circuitos eléctricos equipamentos e muito mais. Farei nas próximas linhas uma brevíssimo resumo do que deverá ser a gestão de manutenção. 

Mas para explicar a Gestão de Manutenção terei de começar por explicar os tipos de manutenção:
Manutenção Correctiva: é um tipo de manutenção que visa ser feita quando o equipamento demonstra uma falha ou avaria. Este tipo de manutenção divide-se em Manutenção correctiva planeada ( que vida corrigir falhas de modo a manter a capacidade produtiva do equipamento) e Manutenção Correctiva não planeada (que ocorre quando o equipamento avaria e deixa de funcionar).
 Manutenção Preventiva: É uma manutenção realizada com a intenção de reduzir ou evitar quebras de desempenho ou funcionamento do equipamento.
Manutenção Preditiva: Este tipo de manutenção visa realizar ajustes nos equipamentos que sejam susceptíveis de ser ajustados ao longo do período de vida do equipamento. Alguns autores consideram esta manutenção também como Correctiva. 

Na Hotelaria a mais adequada é a Manutenção Preventiva, pois todos os equipamentos deverão estar aptos para funcionar correctamente visto que a sua utilização é muitas vezes preponderante para o funcionamento do hotel, ou de um serviço do mesmo. Para que se possa ter uma Gestão de Manutenção devidamente adequada e organizada o Director de manutenção deverá ter um dossier para cada equipamento ou conjunto de equipamentos similares: 
Nesse dossier deverão constar os seguintes documentos: 
- Manual de instruções do equipamento; 
- Dados do fornecedor, fabricante, Garantia, e contacto dos serviços de apoio técnico;
- Factura de prova de compra do equipamento ( ou uma cópia);
- Mapa de Manutenção preventiva;
- Mapa de Intervenções;
- Gráfico de Intervenções: período de vida do equipamento X Custo de Interversão.

Quanto aos três primeiros documentos não há muito a dizer, porque sabemos a que se referem, no entanto os três últimos documentos é que assumem um papel importante para que se possa executar uma eficiente Gestão da Manutenção.

Mapa de Manutenção Preventiva

 Nome do Equipamento

ID interno do equipamento

Periodicidade
Ex: (quinzenalmente)

Componentes
O que Fazer
Data
Colaborador
Observações
Discriminação dos componentes a analisar
O que fazer , ou ter em atenção para cada componente do equipamento
Data a realizar a manutenção
Nome e assinatura de quem fez a manutenção
Registo de anomalias registadas, ou outra informação importante a registar











Com este mapa podemos de modo fácil e eficaz de planear toda a manutenção para cada equipamento: Vantagens:
- Diminui a possibilidade de avarias;
- Melhora o funcionamento dos equipamentos;
- Permite prever algumas falhas e corrigi-las antes que o equipamento avarie;
- Diminui custos;
-Aumenta o Período de Vida do equipamento;
- Melhora a segurança de quem utiliza esses equipamentos;
- Existe sempre um registo histórico do equipamento actualizado. 

Mapa de Intervenções 

Data
Componente substituído
Custo da Intervenção
Tempo de Inactividade do Equipamento
Colaborador
Observações





































Custo Total das Intervenções



 



 Este mapa e gráfico permite de modo fácil e eficaz de saber que componentes foram substituídos, quando foram substituídos e o custo que está associado à mesma intervenção. Assim podemos ter uma análise mais viável que peças são susceptíveis de serem mais vezes substituídas, o tempo em que o equipamento teve inactivo para a intervenção, de quando é adequado substituir o equipamento.

Este pequeno resumo poderá ser perfeitamente adequado ao seu hotel, pois muitas das vezes temos elevados custos e não sabemos de que equipamento são, assim torna-se mais simples e fácil de saber que equipamentos tem desperdícios, evita avarias em momentos inesperados, mantém a segurança de quem manuseia esse equipamentos e diz-nos com rigor quando devemos substituir um determinado equipamento.

Para saber mais sobre este ou outro assunto clique AQUI.

29 comentários :

  1. Olá Paulo. Descobri por acaso este artigo. SE é uma pessoa interessada em manutenção hoteleira, trabalhei muitos anos numa multinacional e desenvolvi um programa especificamente desenhada para hotéis, SE quiser poderei lhe mostrar e trocarmos impressões. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos, Agradeço desde já a sua visita e comentário. Seria interessante trocar impressoes. deixo-lhe o meu email: paulojpoliveira@hotmail.com.

      Obrigado.

      Eliminar
    2. ola boa noite, caro Carlos estou interessada na sua ajuda se poder me enviar mapas gráficos, tudo o que possa ser útil na área de manutenção de hotel fico agradecida, estou a iniciar nesta área.

      Deixo o meu mail: veralssousa@hotmail.com

      Eliminar
    3. Estou nesta area a um ano.e gostava a aprender mais.se me duder facultar esses mapas agradecia.
      Deixo o meu mail:pintoandre223@gmail.com
      Obrigado

      Eliminar
    4. Olá meus caros, estou a iniciar na área de manutenção hoteleira e gostaria de ter o vosso apoio. Se puderem enviar mapas, gráficos, manuais, etc...que possa ser útil nessa área ficaria muito grato. Deixo o meu email: eriksonrlima@gmail.com. Abraço a todos. Erikson Lima

      Eliminar
  2. outro interessado... alguém me pode enviar esses documentos... ficava agradecido... pois gostava de desenvolver essa técnica, ou melhor aplicar o que sei na manutenção de hotéis, ou se alguém gostar do que faço e quiser ajudar-me... está tudo aqui. https://www.facebook.com/dcor.pintura cumprimentos luis raposo luisraposo@live.com

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, estou me a iniciar neste área.
    É possível o envio destes documentos?

    Obrigado,
    Pedrommvicente@gmail.com

    ResponderEliminar
  4. Olá Paulo
    Desculpe o atraso, vou enviar-lhe email.
    Cumprimentos
    Carlos Rocha

    ResponderEliminar
  5. Ola boa noite. Eu tenho alguma experiencia em manutenção de edifícios +- 10anos, não na área hoteleira, mas gostaria de enveredar por esta área será que é uma boa opção em termos de oportunidades de trabalho?

    ResponderEliminar
  6. Mais um interessado e necessitado de ajuda! Se me pudessem fornecer ajuda e enviar esses tão falados planos de manutenção, ficava vos extremamente agradecido. Melhores cumprimentos
    masalmeida1978@gmail.com

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde. Eu também estaria interessado neste documento, caso ainda seja possível. Com os melhores cumprimentos: pedro.m.umbelino@gmail.com

    ResponderEliminar
  8. Mais um interessado e necessitado de ajuda! Se me pudessem fornecer ajuda e enviar esses tão falados planos de manutenção, ficava vos extremamente agradecido. Melhores cumprimentos, Paulo.b1977@Hotmail.com

    ResponderEliminar
  9. Boa noite, vou iniciar agora uma nova etapa da minha vida como gerente de um hotel rural. Gostaria de saber se me podem ajudar e enviar os referidos planos de manutençao. Agradeço desde já a atençao dispensada. Atenciosamente, paulaferreira8@hotmail.com

    ResponderEliminar
  10. Boa noite me interesso pelo documentos pode me mandar?
    Luciana.nunes@oi.com.br

    ResponderEliminar
  11. OLA BOM DIA GOSTARIA DE RECEBER ESTE PLANO DE MANUTENÇÃO contato@irmaosaobra.com desde de ja muito obrigado

    ResponderEliminar
  12. Boa noite, vou iniciar uma nova etapa da minha vida. Gostaria de saber se me podem ajudar e enviar os ditos planos de manutençao. Obrigado. Atenciosamente, luismiguelribeiromorgado@sapo.pt

    ResponderEliminar
  13. Bom dia, estou interessado nos ficheiros.
    Poderiam me enviar os mesmos por email? O meu email: henriquectx@gmail.com

    Atenciosamente, Henrique Teixeira.

    ResponderEliminar
  14. Olá, gostaria também desta planilha. Podem me enviar?
    pierrecamargo@gmail.com

    ResponderEliminar
  15. Olá, gostaria também desta planilha. Podem me enviar?
    pierrecamargo@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite. Estou a realizar uma plano de manutenção para uma cadeia internacional de restaurantes e não sei por onde começar. Qualquer ajuda era bem-vinda. Obrigado manelmira@hotmail.com

      Eliminar
  16. Boa tarde !


    permita apresentar-me.


    Trabalhamos com vários escritórios de arquitetura de iluminação , grandes construtoras , Hotéis , industrias e Universidades , e sou responsável pelas vendas diretas da Avant Led ( indústria OEM / Corporativo / Setor Público). Gostaria de agendar uma reunião com vossa empresa, e apresentar nossa linha de lâmpadas e luminárias, em média com 700 itens.


    Temos produtos para os setores públicos ,indústrias de iluminação , condomínios , escolas , universidades , shopping , hospitais , hotéis , residências , flats bares , restaurantes , supermercados , galpões industrial , entre outros, com ótimos custos e qualidade certificada, além de laboratório próprio em nossa sede.


    Possuímos produtos excelentes para quem está projetando, construindo ou realizando retrofit. As lâmpadas de led são responsáveis por uma economia de energia variando de 30 a 70% em alguns casos, uma tecnologia que veio para ficar e substituir o que temos hoje.

    Na oportunidade, deixo abaixo o links dos nossos produtos e catálogos para sua apreciação e me encontro a disposição para agendamento.


    Produtos


    http://avantlux.com.br/produtos/



    Catálogo com especificações Técnicas


    http://avantlux.com.br/portfolio/catalogo-de-luminarias-e-pendentes/


    Produtos Led

    http://avantlux.com.br/produtos/led/


    Linha tradicional

    http://avantlux.com.br/produtos/linha-tradicionais/

    Lustres e luminárias


    http://avantlux.com.br/produtos/lustres-e-luminarias/


    grato , estou a disposição para qualquer duvida

    Rogerio Bruno

    rogerio@alviled.com.br
    11 997739010


    ResponderEliminar
  17. Boa tarde !


    permita apresentar-me.


    Trabalhamos com vários escritórios de arquitetura de iluminação , grandes construtoras , Hotéis , industrias e Universidades , e sou responsável pelas vendas diretas da Avant Led ( indústria OEM / Corporativo / Setor Público). Gostaria de agendar uma reunião com vossa empresa, e apresentar nossa linha de lâmpadas e luminárias, em média com 700 itens.


    Temos produtos para os setores públicos ,indústrias de iluminação , condomínios , escolas , universidades , shopping , hospitais , hotéis , residências , flats bares , restaurantes , supermercados , galpões industrial , entre outros, com ótimos custos e qualidade certificada, além de laboratório próprio em nossa sede.


    Possuímos produtos excelentes para quem está projetando, construindo ou realizando retrofit. As lâmpadas de led são responsáveis por uma economia de energia variando de 30 a 70% em alguns casos, uma tecnologia que veio para ficar e substituir o que temos hoje.

    Na oportunidade, deixo abaixo o links dos nossos produtos e catálogos para sua apreciação e me encontro a disposição para agendamento.


    Produtos


    http://avantlux.com.br/produtos/



    Catálogo com especificações Técnicas


    http://avantlux.com.br/portfolio/catalogo-de-luminarias-e-pendentes/


    Produtos Led

    http://avantlux.com.br/produtos/led/


    Linha tradicional

    http://avantlux.com.br/produtos/linha-tradicionais/

    Lustres e luminárias


    http://avantlux.com.br/produtos/lustres-e-luminarias/


    grato , estou a disposição para qualquer duvida

    Rogerio Bruno

    rogerio@alviled.com.br
    11 997739010


    ResponderEliminar
  18. Boa tarde, também gostava de ver e ter esse documento, será que pode enviar me??

    Luisantos104@hotmail.com

    ResponderEliminar
  19. Boa noite!
    Poderia encaminhar tbm estes documentos?
    Obrigado!

    marciogandi@hotmail.com

    ResponderEliminar
  20. Bom dia, estou interessada nos ficheiros.
    Poderiam por fvr enviar-me os mesmos por email? O meu email: silva.lena68@gmail.com

    Grata,
    Helena Silva

    ResponderEliminar
  21. Português de Portugal

    ResponderEliminar
  22. Olá boa tarde.
    Será que podia me enviar esses ficheiros
    marcio7352@gmail.com

    muito obrigado
    Márcio Sousa

    ResponderEliminar
  23. Carlos, boa tarde!

    O programa que você desenvolveu para hotéis, poderia me mostrar detalhes?

    e-mail: v-p.fernandes@hotmail.com

    No aguardo...

    ResponderEliminar
  24. charles sousaagosto 31, 2017

    olá ,estou a iniciar nesta area e busco conhecimento como estou realizando agora. deixo meu email para se possivel receber tais planos e informações a respeito . agradeço desde ja .
    charlesousa@hotmail.com

    ResponderEliminar

Comentários