Para
que qualquer hotel seja bem sucedido, tem de gerar lucros, afinal é esse o
principal objectivo de um negócio. Para que o hotel seja rendível o preço dos
quartos assume um papel determinante, pois o preço terá de ser adequado ao que
o cliente está disposto a pagar e adequado para gerar lucros.
Existem
muitos métodos para calcular os preços de quartos, e de forma sucinta vou
tentar explicar cada método.
Métodos
Quantitativos:
1€
por 1000€ - Consiste em determinar os
custos totais do empreendimento e dividir pelo número de quartos, de seguida
divide-se esse resultado por 1000 e estipula-se esse valor a uma previsão de
taxa de ocupação (geralmente 60% a 70%);
Formula
Hubbart – Calculam-se as despesas de funcionamento e adicionam-se a esse valor
impostos, seguros, depreciações e deduz-se outras despesas não relacionadas com
o alojamento, divide-se o resultado pelo número de quartos e ajusta-se o preço
calculado á taxa de ocupação prevista. (é a formula mais utilizada)
Métodos
Qualitativos
Gouge`
Em – Quando a procura é baixa estipulam-se preços abaixo do nível de mercado,
quando a procura é alta estipula-se um preço igual ou superior ao nível de
mercado. (é baseado na elasticidade de mercado)
Hit
or Miss – Regista-se a taxa de ocupação para cada nível de preços e de seguida analisam-se
os resultados obtidos e escolhe-se o preço do nível que indique maior
rentabilidade.
Aumento
da Percentagem – Reúne-se todos os dados dos preços do ano anterior, calcula-se
a taxa de inflação, alterações de impostos e variações de outros custos e
converte-se esse valor numa percentagem e adiciona-se essa percentagem aos
preços registados no ano anterior.
Pied
Piper – Consiste em estipular o preço de acordo com a concorrência directa nas proximidades
onde o hotel está inserido.
Nenhum
método é perfeito ou completo pelo que deverá considerar os resultados apenas
como preços de referência para que posteriormente possa estipular um preço
adequado e justo.
Se
reparar nenhum destes modelos tem em conta as várias tipologias de quartos, e
são poucos os que consideram a sazonalidade, e factores externos como por
exemplo crises económicas e alterações sociais, o que significa que qualquer
que seja o métudo que adopte deverá considerá-lo apenas como um valor padrão.
Para calcular o Preço Final
deverá ter ainda em conta três grandes forças; os custos a procura e a competitividade.
Só assim poderá encontrar um valor coerente para o preço de venda dos quartos.
Infelizmente apenas a Fórmula
Hubbart é considerada nos cursos das escolas de hotelaria e turismo. Isso
motivou-me a criar este artigo, porque o saber não ocupa lugar e considero este
um tema demasiado importante para ser esquecido, ou abordado apenas de forma superficial
pelos profissionais deste sector.
Para saber mais sobre este ou
outros temas clique AQUI.
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