23 outubro 2011

Cálculo de Preços em Hotelaria



 
Para que qualquer hotel seja bem sucedido, tem de gerar lucros, afinal é esse o principal objectivo de um negócio. Para que o hotel seja rendível o preço dos quartos assume um papel determinante, pois o preço terá de ser adequado ao que o cliente está disposto a pagar e adequado para gerar lucros.
Existem muitos métodos para calcular os preços de quartos, e de forma sucinta vou tentar explicar cada método.



Métodos Quantitativos:

1€ por 1000€ -  Consiste em determinar os custos totais do empreendimento e dividir pelo número de quartos, de seguida divide-se esse resultado por 1000 e estipula-se esse valor a uma previsão de taxa de ocupação (geralmente 60% a 70%);

Formula Hubbart – Calculam-se as despesas de funcionamento e adicionam-se a esse valor impostos, seguros, depreciações e deduz-se outras despesas não relacionadas com o alojamento, divide-se o resultado pelo número de quartos e ajusta-se o preço calculado á taxa de ocupação prevista. (é a formula mais utilizada)

Métodos Qualitativos
Gouge` Em – Quando a procura é baixa estipulam-se preços abaixo do nível de mercado, quando a procura é alta estipula-se um preço igual ou superior ao nível de mercado. (é baseado na elasticidade de mercado)

Hit or Miss – Regista-se a taxa de ocupação para cada nível de preços e de seguida analisam-se os resultados obtidos e escolhe-se o preço do nível que indique maior rentabilidade.

Aumento da Percentagem – Reúne-se todos os dados dos preços do ano anterior, calcula-se a taxa de inflação, alterações de impostos e variações de outros custos e converte-se esse valor numa percentagem e adiciona-se essa percentagem aos preços registados no ano anterior.

Pied Piper – Consiste em estipular o preço de acordo com a concorrência directa nas proximidades onde o hotel está inserido.

Nenhum método é perfeito ou completo pelo que deverá considerar os resultados apenas como preços de referência para que posteriormente possa estipular um preço adequado e justo.
Se reparar nenhum destes modelos tem em conta as várias tipologias de quartos, e são poucos os que consideram a sazonalidade, e factores externos como por exemplo crises económicas e alterações sociais, o que significa que qualquer que seja o métudo que adopte deverá considerá-lo apenas como um valor padrão. 

Para calcular o Preço Final deverá ter ainda em conta três grandes forças; os custos a procura e a competitividade. Só assim poderá encontrar um valor coerente para o preço de venda dos quartos.

Infelizmente apenas a Fórmula Hubbart é considerada nos cursos das escolas de hotelaria e turismo. Isso motivou-me a criar este artigo, porque o saber não ocupa lugar e considero este um tema demasiado importante para ser esquecido, ou abordado apenas de forma superficial pelos profissionais deste sector.

Para saber mais sobre este ou outros temas clique AQUI.

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