Os ERP’s (Enterprise Resource Planning), em português SIGE ou SIG (Sistema Integrada de Gestão Empresarial) são sistemas de informação que integram todos os dados e processo de uma organização num único sistema.
Considero que os ERP’s são também o futuro da hotelaria. Estes sistemas permitem uma racionalização de custos, uma monitorização a tempo real e com dados mais precisos de todo o hotel ou cadeia hoteleira. A actualização sistemática dos dados permite que todos os módulos do sistema estejam sempre actualizados.
São ainda muitas as cadeias e unidades hoteleiras que usam programas completamente independentes para fazer a gestão de todo o processo, programas de Gestão de Recursos Humanos, CRM’s, Gestão de Stocks, POS’s etc… Isto significa que estes sistemas nunca ou quase nunca estão conectados o que origina inevitavelmente falhas ou perda de informação e que requerem procedimentos burocráticos que na verdade são mera perda de tempo.
Vejamos as principais vantagens de um ERP na Hotelaria.
- Elimina o uso de interfaces manuais;
- Permite reduzir custos;
- Optimiza o fluxo e qualidade da informação;
- Reduz o tempo nos processos de gestão, e processos de tomada de decisão;
- Possibilidade de implementar melhores e mais eficientes práticas nos procedimentos internos;
- Reduz a incerteza devido à maior qualidade e viabilidade da informação;
- Reduz o tempo de resposta ao cliente;
- Possibilita melhor, mais rápida e mais eficiente interacção entre outras unidades da cadeia hoteleira e outros departamentos.
Este género de Sistemas são mais adequados para cadeias hoteleiras embora possa também ser utilizado por empresas com apenas uma unidade hoteleira. Implementar um ERP com sucesso requer também alterações e ajustamentos de todo o processo, nomeadamente um grande envolvimento, empenho e competência dos colaboradores, um planeamento bem definido adequado com as necessidades e expectativas alcançáveis, comprometimento de toda a cadeia ou hotel, a existência de uma visão estratégica com objectivos claros e deve ser considerada uma ferramenta de apoio à gestão.
Isto significa que implementar apenas um ERP não basta. É necessário que a cadeia hoteleira se ajuste, redefina e planeie todo o processo ao sistema, e o sistema deverá estar ele também bem ajustado à organização e às suas necessidades. Só assim poderá tirar partido máximo dos ERP´s. Pois se assim não for o sistema por si só não permite uma gestão mais eficiente, racionalizar os custos e usufruir de todas as suas potencialidades.
Mas como em tudo há sempre um “se não” estes sistemas implicam uma dependência de servidores externos, isto significa que existe a possibilidade (embora que seja muito reduzida) de por algum motivo esses servidores falharem e perder toda a informação.
Em Portugal existe uma empresa que tem um sistema do género que não querendo fazer publicidade considero-o de uma excelente ferramenta para qualquer cadeia hoteleira. A cadeia hoteleira que implementou este sistema está a ter um grande desempenho em todo o processo, pois o sistema permite fazer tudo, a única desvantagem é que é um pouco lento visto que é uma plataforma online e requer acesso à Internet.
Deixo-vos o vídeo em que mostra o módulo PMS do Sistema. Além de actualmente estar um pouco diferente devido a actualizações e melhoramentos, podemos ver a facilidade de uso e todas as vantagens de um sistema do género.
Para ver o vídeo sugiro que o coloque em tela cheia , assim poderá ver melhor.
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HOTELARIA NACIONAL – A Reinvenção da Hotelaria
Excelente blog, muitos parabéns!
ResponderEliminarFiquei muito curioso com um certo artigo seu sobre o Cesim Hospitality ...Acha que há possibilidade de experimentar o programa não sendo aluno? É pago?
Boas Hugo,
ResponderEliminarObrigado pela visita
O Cesim Hospitality é pago e é destinado essencialmente nas escolas como complemento da formação. Existe apenas uma versão demo para os parceiros do Cesim, por acaso as imagens que coloquei são da demo que possuo. É muito interessante!!!