09 julho 2012

Crie Emoções no Seu Cliente


Após um longo tempo de ausência, consigo finalmente colocar mais um post.

Este surge para complementar o que eu já tenho dito anteriormente acerca do relacionamento com o cliente.

Criar uma emoção positiva no cliente é fundamental para a sua satisfação não só no serviço que estamos a prestar mas também na satisfação em geral de todos os serviços. Por isso considero que criar emoções positivas é um complemento ao serviço que prestamos e é grátis, não custa nada. 

Incutir uma emoção positiva num cliente poderá ter várias origens, diferentes contextos e carece de vários comportamentos e um conjunto de interacções com o cliente, como o tom de voz, expressão facial, sorriso, gestos, maneira de estar etc. Todas estas emoções e comportamentos deverão estar perfeitamente coordenados complementando-se entre si. Por exemplo se estamos a interagir com uma criança o comportamento deverá ser diferente de um adulto, o mesmo acontece se estivermos a falar com um jovem ou uma pessoa de mais idade. Com isto quero dizer que cada profissional deverá adequar o seu comportamento consoante o tipo de cliente com que interage não só consoante a sua faixa etária mas também consoante o género, e a personalidade do cliente.

Se por exemplo num restaurante os funcionários tiverem uma postura demasiado rigorosa, não sorrirem, não criarem um ambiente acolhedor e confortável, o cliente não se vai sentir à vontade. O serviço poderá ser perfeito, a comida poderá ser divinal, mas se os empregados não demonstrarem emoções positivas não conseguirão “conquistar o cliente” e surpreender o cliente. Surpreender assume aqui o papel fulcral superar as expectativas dos clientes, criar-lhes emoções positivas, sentirem-se únicos e especiais no restaurante ou no hotel.

Além de devermos partilhar emoções nos clientes deveremos também fazer o mesmo para com os colegas de, trabalho. A interacção de emoções num grupo de trabalho requer um discurso interno positivo, apreciar e encorajar os outros cultivar uma visão positiva, ter energia positiva, ter iniciativa e não se autolimitar. Assim pode-se surpreender um ou vários membros da equipa e em contrapartida reflectir-se -á uma atitude de gratidão, reconhecimento e espanto. O resultado será uma equipa mais dinâmica, motivada e mais preparada para criar emoções e surpreender os clientes. 

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