06 maio 2020

Operação Hoteleira em Tempos de COVID - Serviço ao Cliente

COVID19 Support for Students - Eau Claire Public Schools Foundation

Implicações para a abordagem ao cliente

A operação hoteleira deverá de ter uma nova dinâmica, e as adaptações aos serviços terão de ter uma abordagem ajustada a estas novas circunstancias. 
Hoje apresento a primeira parte de duas. Trata-se de um guia  com a perspectiva para a nova abordagem necessária ao serviço ao cliente que apresento de seguida e na segunda parte apresento as medidas de serviço com as adaptações necessárias para poder prestar um serviço em segurança tanto para colaboradores como clientes.

Transporte
  • Verifique se o motorista está munido dos equipamentos de proteção, como máscara, luvas etc;
  • O carro deve ser desinfetado a cada chegada;
  • Verifique se a seção do driver pode ser separada com um plástico temporário ou uma folha transparente;
  • O motorista deve ser instruído a limitar as conversas ao mínimo;
  • Instruções para os hóspedes serem colocadas no banco de trás;

Entrada Hotel 

  • Ter folheto informativo explicativo de todas as medidas tomadas pelo hotel para segurança e higienização junto com as normas operacionais para restaurantes, serviço de quarto, limpeza e procedimentos de lavandaria (o cliente deverá assinar documento confirmando que tomou conhecimento das medidas e se compromete a cumprir as mesmas);
  • As verificações de temperatura na entrada devem ser obrigatórias;
  • Convidados educadamente a retornar a uma temperatura superior a 37 ° C devem ficar de imediato isolados até instruções das entidades de saúde;
  • Desinfetar e limpar a bagagem do hóspede após informar o mesmo (pulverização com solução desinfetante);
  • Se necessário forneça uma máscara se o hóspede não tiver.

Receção

  • Se o hóspede chegar de países ou regiões restritas, verifique se poderá obter informações detalhadas do hóspede antes da chegada.
  • Para todos os hóspedes com reserva, deverá tentar saber a hora previsa de chegada e todas as formalidades de check-in devem ser concluídas on-line para que reduza o contato e o tempo na receção;
  • Balcão com anti-espirros de acrílico;
  • Garanta marcações no chão na receção para manter o distanciamento social;
  • Garanta que os colaboradores usam máscaras/viseiras e luvas;
  • Mantenha papel, envelopes e todos os equipamentos higienizados;
  • Garanta que todos os artigos trocados entre o cliente e os colaboradores são desinfetados cartões de crédito, chaves de quarto, dinheiro etc.
  • Em caso de maior lotação crie uma área de check-out separada, sugerindo sempre que possível pagamentos online (MBway, MBnet) e privilegiar envio de fatura por email;
  • Aconselhar os clientes a preparar o check-out com antecedência, para que as contas possam ser pagas comodamente e permita check.out mais rápido permitindo o menor contacto possível;
  • Coloque marcadores de piso como no caso de check-in;
  • Forneça desinfetante e máscaras aos clientes  sempre que exista necessidade;

Elevadores

  • Certifique-se de que as instruções de segurança, incluindo o número de clientes permitidos simultaneamente, é colocado dentro do elevador e é facilmente visível; pedir desculpas pelo atraso e inconveniente causado aos hóspedes devido às novas normas de segurança;
  • O piso do elevador deve ter marcações com as direções, para que os visitantes não fiquem frente a frente e manter a distância social apropriada (ex: marcações para as esquinas dos elevadores);
  • Certifique-se de que os botões, piso e paredes do elevador são higienizados regularmente pelos colaboradores de limpeza;
  • Instale dispensadores de desinfetante para as mãos nos elevadores;

Quartos

  • Devem ser colocadas as instruções sobre normas de higienização;
  • Fazer a alocação de quartos de forma alternada (quarto vazio, quarto ocupado);
  • As instruções dadas aos hóspedes na recepção devem incluir instruções sobre como os quartos são higienizados;
  • Usar cartões indicativos dos pontos de contacto higienizados;
  • Certifique-se de que os colaboradores de limpeza usam o equipamento de segurança adequado;
  • Desinfetar em intervalos regulares o chão, atoalhados, roupas de cama e cortinados. Disponibilizar pequenos dispensadores ou nebolizadores nos quartos;

Restaurante/Bar

  • Reduzir o número de lugares para manter as normas do distanciamento social;
  • Disponibilizar instruções de acesso e uso ao restaurante/bar;
  • Quando o restaurante estiver completo, convidar o cliente a voltar ao quarto e ligar de volta quando tivermos lugar disponível, ou propor room service;
  • Evitar buffets e incluir TDH ou serviço 'a la carte';
  • Os empregados de mesa devem ser formados para o mínimo contato/ comunicação durante o serviço, garantindo a sua qualidade;
  • Garanta que os colaboradores usam máscaras/viseiras e luvas;
  • Usar guardanapos descartáveis;
  • Mantenha desinfetantes para uso dos hóspedes nos restaurantes (á entrada/saída);
  • Dar preferência a pagamento por débito ao quarto;

Piscina/Spa

  • Mantenha essas áreas fechadas até que seja aconselhado a abrir, conforme normas do governo;
  • Opte sessões de ioga e exercícios físicos nos espaços abertos ao longo do dia;

Reuniões (MICE)

  • Caso os hóspedes precisem de uma área de reunião, mantenha espaço suficiente entre mesas e cadeiras (1 cliente por cada mesa escola);
  • Revisão do número limite de clientes por cada sala;
  • Todos os clientes em visita de inspeção deverão ter conhecimento prévio das políticas de segurança durante as visitas e reuniões;
  • Desinfete cada mesa, equipamento e área de trabalho depois da saída do cliente;

Áreas Publicas

  • Nos WC colocar placas informativas das normas de higienização, fazer limpeza mais regular, trocar toalhas de tecido por papel, colocar dispensadores de desinfetante, delimitar número máximo de pessoas;
  • Nas zonas lounge colocar placas informativas das normas de higienização, fazer limpeza mais regular, delimitar número máximo de pessoas;

Criar Experiência Diferentes

  • Criar atividades no hotel para entretenimento do cliente, Sessão Yoga ou sessão cozinhar com o Chef, etc.
  • As atividades têm de assegurar o distanciamento social, o uso de máscara/viseiras e luvas pelos colaboradores, e garantir existência de desinfetante;

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