A operação hoteleira terá de ter uma nova dinâmica, e as adaptações aos serviços terão de ter uma abordagem ajustada a estas novas circunstancias.
Hoje apresento a continuação do guia já apresentado anteriormente, mas desta vez com a perspectiva interna e com as adaptações necessárias para poder prestar um serviço em segurança tanto para colaboradores como clientes.
IMPLICAÇÕES PARA A ABORDAGEM INTERNA DE SERVIÇO E COLABORADORES
Transporte
- Garantir que o transporte dos colaboradores é organizado, e que o transporte público não esteja sobre-lotado;
- Equacionar a hipótese de dar alojamento a alguns colaboradores em que o transporte ou agregado familiar comporte risco de saúde;
- Os colaboradores pertencentes ao grupo de risco não deverão trabalhar. (mulheres grávidas, portadores de doença cronica, colaborador que convive com portador de Covid-19, mais de 65 anos etc.);
Entrada
- Solicite a todos os colaboradores que fiquem em casa, caso apresentem sintomas de gripe ou que não se sintam bem;
- Estudar a possibilidade de registo de assiduidade através de leitura de código QR;
- Verificação e registo de temperatura para todos os funcionários à entrada e saída das instalações do hotel;
- Se a temperatura registada for superior a 37ºC, colocar o colaborador em isolamento, ligar saúde 24 e aguardar instruções das autoridades de saúde;
Fardas
- Troca fardas deverão ser diárias. Apos cada turno deverão ser colocadas em saco selado e desinfetado o seu exterior;
- As fardas precisarão ser higienizadas e desinfetadas adequadamente. O calçado deverá ser desinfetado diariamente;
- Os colaboradores deverão ter ao dispor máscaras/viseiras e luvas de proteção ;
- Garantir que os colaboradores mantém o distanciamento social durante troca de farda e interação com os demais colegas;
Balneários
- Devem ser colocadas placas com informações sobre normas de higienização, e capacidade máxima do balneário;
- Deve ser feita a higienização e desinfeção mais frequente aos balneários;
- Colocar dispensadores de desinfetante nos balneários;
- Advertir para minimizar o período de permanência nos balneários;
Refeitório
- Definir turnos de refeição para evitar aglomeramento de colaboradores no refeitório;
- Devem ser colocadas placas com informações sobre normas de higienização, e capacidade máxima do balneário;
- Deve estar afixada informação das polícias de uso e funcionamento do refeitório;
Cozinha
- As cozinhas operacionais devem ser higienizadas e desinfetadas em intervalos mais regulares;
- Número de colaboradores reduzido ao mínimo necessário;
- Todos os cozinheiros deverão usar
máscaras, luvas, redes para o cabelo descartáveis e todos os outros equipamentos de
segurança;
- As estações de trabalho devem ser colocadas de maneira que os funcionários! não estejam frente-a-frente e de forma manter a distância social apropriada;
- Execute menus limitados e aumente a oferta de maneira faseada;
- Garanta uma limpeza adequada de vegetais, carnes e todos os outros materiais necessários;
- Use apenas agentes desinfetantes aprovados nas cozinhas e outras zonas de preparação/confeção/manuseamento de alimentos;
- Garanta que todas as ferramentas sejam bem higienizadas após cada uso;
- Seria útil usar uma máquina esterilizadora para os equipamentos de cozinha.
Economato
- Procedimentos de limpeza adequados para as mercadorias recebidas;
- Sempre que se justifique registar data de recebimento e colocar em quarentena as mercadorias antes de serem distribuídas pelos outlerts, se possível pulverizar a mercadoria embalada com desinfetante apropriado;
- Todos os artigos deverão ser totalmente higienizados antes de entrar nas prateleiras e nos frigoríficos;
- Usar apenas desinfetantes aprovados pela OMS e pela DGS;
- Certifique-se de que a área de receção e armazenamento de mercadorias é higienizada com maior frequência;
- Os fornecedores devem ser avisados acerca das políticas internas de receção de mercadorias, e os critérios para a aceitação/recusa das mesmas;
Áreas de Serviço
- Certifique-se que estão afixadas as instruções de segurança, distanciamento social, procedimentos e a lotação dos elevadores de serviço e demais áreas de serviço;
- Higienizar com maior frequência as paredes, chão, botões, maçanetas das portas, interruptores e principais pontos de contacto dos elevadores e das áreas de serviço;
- Sensibilizar os colaboradores para usar escadas quando o piso é próximo;
- Mantenha um elevador dedicado à quarentena em caso de necessidade de evacuação por suspeita de casos para clientes ou colaboradores;
- Instale dispensadores de desinfetante para as mãos nos elevadores e principais áreas de serviço.
Saúde Interna
- Garantir exames regulares de saúde para os funcionários, pode ter uma clínica bem equipada operacional dentro das instalações do hotel com um parceiro de saúde;
- Crie uma equipa de segurança para lidar com a evacuação de casos suspeitos contaminados;
- Tenha EPI’s adequados para a equipa de segurança, (fatos TNT, máscaras/viseiras, toucas, protetor de calçado, luvas etc.) disponibilize formação adequada ao mesmos e crie um “modus operandi”em caso de necessidade de evacuação;
- Verifique as temperaturas dos funcionários duas vezes por dia (entrada e saída)
Formação de Equipas
- Deverão ser desenvolvidas formações de sensibilização para os colaboradores sobre melhorias na higiene;
- Os funcionários devem estar bem informados sobre todos os SOP’s relacionados à COVID;
LEIA TAMBÈM A PRIMEIRA PARTE DESTE ARTIGO: Operação Hoteleira em Tempos de COVID - Serviço ao Cliente
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