14 março 2011

USALI

 ««««««««ESTE DOCUMENTO ESTÁ  EM MANUTENÇÃO»»»»»»»»»
O Hotelaria Nacional aposta na credibilidade de toda a informação que disponibiliza, no entanto este documento ainda não está completo. Está publicado apenas pela escassez de informação acerca do USALI em português. 


O USALI (Uniform Sistem of Accounting for Lodging Industry) que em português significa Sistema Uniforme de Contabilidade Analítica de Gestão Hoteleira, foi criado em 1925 pela Associação de Hotéis de Nova York, e implementado em 1926. Este método de Contabilidade Analítica foi actualizado constantemente ao longo dos anos, a ultima edição data de 1996, em que assume o actual nome e a presente estrutura.


Custos do Refeitório

Senhas Atribuídas
Custo total
2000
13000,00



Senhas Refeição
Imputação
Quartos
500
3.250,00
Rest e Bar
200
1.300,00
Garagem
40
260,00
Gerais e Adm.
600
3.900,00
Marketing
150
975,00
Manutenção
300
1.950,00
Lavandaria
210
1.365,00
Totais
2000
6,50

Senhas de Refeição: Número de refeições atribuídas no período a cada secção;
Imputação: É o custo unitário de Refeição (gastos de Refeições/número de senhas distribuídas no período) vezes o número de senhas de cada secção.

Custos de lavandaria

Custos de Lavandaria
Custo com funcionários da lavandaria
Custos c/Pessoal
400,00

Refeitório
1.365,00
Custo das Refeições dos funcionários da lavandaria
 Total
1.765,00
Custo Total com pessoal de Lavandaria

Quilos de Roupa Lavada


Imputação
Hospedes
200
353,00
Quartos
500
882,50
Rest e Bar
100
176,50
Pessoal
200
353,00
Total
1000
1,765

USALI
Uniform Sistem of Accounting for Lodging Industry

Centros Rec./Resultados
Vendas Líqui.
Custo das Vendas
Custos c/ Pessoal
O. Custos Directos
Margem Contrib Bruta
Quartos
120.000,00

14.450,00
1.235,50
104.314,50
Alimentação e Bebidas
100.000,00
65.000,00
8.300,00
1.376,50
25.323,50
Lavandaria de Hóspedes
8.000,00


353,00
7.647,00
Garagem
3.000,00

1.460,00

1.540,00
Rendas de Lojas
2.100,00



2.100,00
Comissões
900,00



900,00
Total dos Centros Receitas
234.000,00
65.000,00
24.210,00
2.965,00
141.825,00
Centros Auxiliares





Gerais e Administrativos


18.900,00
7.000,00
25.900,00
Marketing


5.975,00
3.300,00
9.275,00
Manutenção e Reparação


5.450,00
1.500,00
6.950,00
Água e Energia



3.200,00
3.200,00
Total custos indir. operacionais


30.325,00
15.000,00
45.325,00
Totais


54.535,00
17.965,00
96.500,00
Resultado Operacional




96.500,00
Comissões Gestão / Rendas




300,00
IMI /Out.Impostos




1.500,00
Seguros




1.400,00
Res Antes Imp, Juros e Amort.




93.300,00
Juros/Enc Fi




5.000,00
Res. Antes ARE e IRC




88.300,00
Amortizações




11.300,00
R A I




77.000,00
I R C




23.100,00
Resultado Líquido




53.900,00

Centros de Receitas\Resultados: Incorpora todas as Secções que geram directamente receitas;
Centros Auxiliares: Incorpora todas as Secções que não geram directamente receitas mas que contribuem para o eficiente funcionamento do Hotel
Vendas Liquidas: Valor das Receitas Liquidas no Período;
Custo das Vendas: Valor das Matérias-primas utilizadas na referida Secção;
Custo C\ Pessoal: Valor das Remunerações + encargos sobre remunerações + Valor das Refeições (quer seja em géneros ou monetários);
Outros Custos directos: No centro de Receitas e Resultados que se refere a Quartos inclui despesas com a lavagem de roupa de hóspedes e Quartos;
No centro de Receitas e Resultados que se refere a Alimentação e Bebidas são considerados outros custos directos, despesas de lavandaria e o valor das quebras;
Margem de Contribuição Bruta: Refere-se ao Valor das Vendas Liquidas menos todos os gastos
Gastos Gerais Administrativos: Nos Centros Auxiliares, na Rubrica Gerais e Administrativos são considerados outros custos directos os seguintes itens: Despesas de Representação; Rendas e Alugueres, Mat. de escritório; Contencioso e Notariado; Mat. de Limpeza; Combustíveis; Vigilância e Comunicação;
Marketing: Nos Centros Auxiliares, na Rubrica Marketing são considerados outros custos directos os seguintes itens: Deslocações e estadas e Publicidade

1 comentários :

  1. A última edição do usali é de 2006 e vai na sua 10ª edição.

    ResponderEliminar

Comentários