O conceito de gestão de porta aberta remete-nos não para um modelo de gestão, mas sim um complemento ao modelo de gestão do hotel, na medida em que pode ser uma iniciativa aplicada a qualquer modelo de gestão.
Fazer Gestão de Porta Aberta significa abertura por parte da direcção para se aproximar mais das áreas operacionais de modo a que exista um maior conhecimento da realidade do hotel, criando assim a possibilidade de fazer uma gestão mais eficiente.
A aplicação deste conceito não significa criar uma ponte entre áreas operacionais e direcção, passando por de cima de direcções e chefias intermédias, mas sim criar uma forma mais eficaz e viável de circulação de informação.
A gestão de porta aberta leva a várias vantagens, tanto para o hotel ou cadeia hoteleira, tal como para os colaboradores da mesma;
1.Evita perdas,desvios e/ou ocultação na circulação da informação;
2.Os colaboradores recebem a informação sem excessivos intermediários o que leva a uma melhor integridade da informação e melhor compreensão dos objectivos da organização;
3.A direcção de topo tem oportunidade de conhecer de modo mais preciso e correcto as informações que vem da base da hierarquia;
4.Como a informação se torna mais credível a direcção poderá tomar decisões de gestão mais adequadas à realidade do hotel;
5.Permite que todos os colaboradores participem na gestão do hotel, criando deste modo mais valor à organização;
6.Leva a que os colaboradores contribuam melhor para o cumprimento dos objectivos e a que a Direcção ouça e apoie nas suas necessidades.
No entanto este modelo de gestão não pode aplicado em vão, deverá ser aplicado e mantido, para isso é necessário que os gestores de topo se disponibilizem a ouvir todos da mesma forma, e que a informação tenha o devido tratamento. É necessário que a direcção abra o seu gabinete aos funcionários, e que visite com regularidade todos os sectores do hotel de modo a compreender o que se passa no seu hotel. Assim a direcção tem conhecimento da realidade e com um mínimo de falha de informação. Com uma melhor qualidade de informação, a direcção poderá aplicar melhores opções de gestão.
Assim se fazem cadeias hoteleiras de valor, em que existe uma reciprocidade entre todos os colaboradores de todos os escalões hierárquicos.
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