Este ano será um grande desfio para o Turismo e Hotelaria Nacional.
Assistimos a um grande esforço por parte da população para que o Estado coloque as contas em dia, No terceiro trimestre de 2011 o IVA do gás e electricidade aumentou de 13 para 23%. Em Janeiro aumentou o IVA da restauração também de 13 para 23%. E uma contracção do mercado interno é como que garantida.
Tal situação obriga a que seja repensado todo o Processo da operação hoteleira. Porque continuar a operar hoje da mesma maneira que o fazíamos à um ano é como que um tiro no pé. Muitas cadeias hoteleiras nacionais já tem vindo a adaptar-se melhor a períodos como o que vivemos, mas de qualquer modo é essencial fazer ajustes e correcções.
É importante apostar na promoção turística nos mercados emissores existentes e nos mercados emergentes. Continuo a defender que o destino turístico Portugal deverá ser promovido no exterior como um todo e não por regiões. Qual a vantagem? As vantagens são inúmeras mas vou centrar-me nas que considero mais relevantes:
É importante apostar na promoção turística nos mercados emissores existentes e nos mercados emergentes. Continuo a defender que o destino turístico Portugal deverá ser promovido no exterior como um todo e não por regiões. Qual a vantagem? As vantagens são inúmeras mas vou centrar-me nas que considero mais relevantes:
- Promover Portugal como um todo requer menos custos do que a promoção autónoma de cada região.
- Dá a conhecer uma mais vasta oferta turística.
- Uma região poderá ter um produto distinto que outra região não tem, logo é possível num mesmo momento apresentar produtos distintos e se adequam a cada cliente.
- Maior união entre as Regiões de Turismo,
- Maior competitividade com países concorrentes,
- Criação de uma estratégia conjunta mais sólida, coerente e forte.
Por outro lado não podemos estar à espera que o Turismo de Portugal faça todo o trabalho. Promover Portugal como destino turístico é também da competência, das empresas que operam em Portugal, desde cadeias hoteleiras, empresas de Golf, Agencias de Viagens, Operadores Turísticos etc. Sabemos que seja no Norte Centro ou Sul, Portugal é um destino Turístico de qualidade, de grandes profissionais competentes, e com uma variadíssima oferta.
É preciso que exista maior dinamismo e união entre as regiões e hotéis/cadeias hoteleiras. Só assim podemos dar um passo de partida para maior competitividade enquanto destino turístico.
Hotelaria Nacional
A Reinvenção da Hotelaria
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