19 dezembro 2011

Fundadores da Hotelaria

César Ritz (1897), Considerado o rei da hotelaria.

Os modelos da hotelaria actuais foram baseados em grandes hoteleiros no final do Séc. XIX e primeira metade do Séc. XX, cujas cadeias ainda existem e assumem um papel muito importante na hotelaria nos dias de hoje. Este post é uma homenagem aos que moldaram a hotelaria como a conhecemos hoje. Irei fazer uma breve apresentação das personalidades de Reinventaram a Hotelaria no seu tempo, como Cesar Ritz, Statler, Conrad Hilton, William Waldorf Astor e John Jacon Astor IV, Kemmons Wilson, J. W. Marriott e J. W. Marriott jr. e muitos outros.

Vejamos cada um mais a pormenor:

Ellsworth M. Statler
Um dos primeiros grandes hoteleiros que motivado pela criação de  saúde e fama criou hotéis inovadores em grande escala nos Estados Unidos da América, nomeadamente em Boston, Cleveland, Dedroit, Nova Iorque e St. Louis. A cadeia hoteleira então chamada Statler foi comprada por Conrad Hilton em 1954.

Conrad Hilton 
Considerado um hoteleiro de sucesso começa o seu império após a Primeira Grande Guerra, durante a crise petrolífera comprando várias propriedades no Texas, nomeadamente o Mobley Hotel em Cisco e construiu o Hilton Hotel em Dallas. A sua expansão continuou durante e após a Segunda Grande Guerra, em que comprou propriedades em Chicago, Astoria e Nova Iorque. Em 1946 cria a “Hilton Hotels Corporation” e dois anos depois a “Hilton International Company”.Nessa data contava já com 125 hotéis em todo o mundo. Em 1954 compra a cadeia hoteleira Statler e torna-se assim a maior cadeia hoteleira moderna. A cadeia Hilton tornou-se na primeira cadeia a introduzir stardards nos seus serviços.

Cesar Ritz
César Ritz foi o pai da hotelaria, tendo em jovem ocupado todos os postos possíveis posteriormente e chega a gerente de um dos maiores hotéis de então o “Grand National Hotel” em Lucerne, Suíça. Melhorou todos os serviços existentes, criou a figura de Sommelier, introduziu banheiros nos quartos, criou as suites. Ficou assim conhecido por toda a Europa como o "mago" sendo considerado um mestre da hotelaria moderna.

William Waldorf Astor e John Jacob Astor IV
William Waldorf Astor ergue em 1893 um hotel de treze andares chamado “Waldorf Hotel” na Quinta Avenida de Nova Iorque, combinando os luxos e estilos europeus com todo o conforto e comodidade de uma residência privada. Quatro anos depois criou um corredor que unia o hotel Waldorf ao hotel Astoria, que era do seu primo John Jacob Astor IV, tornando dois hotéis em apenas um. No entanto em 1929 foi vendido para dar lugar ao “Empire State Building”. Mas os primos decidiram construir um novo hotel desta vez localizado nas avenidas Park e Lexington, dois edifícios também unidos entre si com 2 200 quartos e 42 andares. Mais tarde em 1949 o hotel é comprado por Conrad Hilton.

Kemmons Wilson
Kemmons Wilson foi fundador da Cadeia Holliday Inn nos inícios dos anos 50, tendo aberto o primeiro hotel em Memphis, Thennessee. Wilson pretendia criar uma cadeia que pudesse estar segmentada para o segmento de famílias e posteriormente decidiu também apostar no segmento de negócios. As suas habilidades para a gestão hoteleira eram notórias tornando o seu negócio e a si mesmo um sucesso. Inovou na construção dos hotéis tornando-os mais atractivos e mais funcionais. Criou um sistema standardizado para todo o grupo e criou a primeira central de reservas em hotelaria.
  
J. W. Marriott e J. W. Marriott Júnior
Este grupo hoteleiro nasce em 1957 quando J. W Marriott cria o Twin Bridges Marriott Motor Hotel, na zona de Washington DC. O Marriott Hotels and Resorts assume então o nome deste novo grupo hoteleiro que cresceu significativamente até 1985 ano da morte de J. W Marriott. Ano também que ficou marcado pela compra do Howard Johnson Company e vendeu ao Prime Motor Inns tendo mantido 350 restaurantes e 68 unidades de auto-estrada. No ano de 1987 o grupo Marriott Hotels and Resorts Adquiriu o Residence Inn Company, uma empresa voltada para estadas de longa duração e criou nesse mesmo ano a World Wide Reservation Center em Omaha, sendo considerado na época o maior espaço de operações de reservas dos Estados Unidos da América.
A empresa é abalada com os atentados de 11 de Setembro de 2001 devido à destruição do Marriott Trade Center localizado numa das torres gémeas.
Actualmente possui propriedades em todo o mundo, sendo que 2 300 unidades se localizam na América do norte.

 Ernest Henderson e Robert Moore
Henderson e Moore são fundadores da cadeia Sheraton tendo adquirido a primeira unidade em 1937 em Springfield, Massachusetts com o nome de Stoneheaven. Em apenas 2 anos o grupo cresceu significativamente. Comprou 2 hotéis em Boston, e de seguida continuaram a sua expansão ao longo dos Estados Unidos da América. Em 1968 o grupo Sheraton comprou o ITT Corporation, como objectivo de conectar todas as unidades de uma forma mais sofisticada. O bom desempenho deste grupo levou John Kapioltas, director executivo do grupo nos anos 80 a ser reconhecido internacionalmente como um inovador da indústria hoteleira. Actualmente o grupo Sheraton é uma marca pertencente à Starwood Hotels and Resorts World Wide.
  
Ray Schoultz
Schoultz é o fundador da Hampton Inn Hotels que nos anos 80 era uma empresa da Holiday Inn. Este tipo de hotéis tinha um conceito completamente diferente e inovador na época visto que o objectivo era prestar um conjunto de serviços limitados a baixo preço. Conseguiu captar um novo segmento de mercado que revolucionou a indústria hoteleira e a economia da sua época.

0 comentários :

Enviar um comentário

Comentários