2 - Aspectos a ter em conta durante o acto de despedimento
1. Quem deverá anunciar o despedimento
O despedimento não deverá ser anunciado pelo Departamento de Recursos Humanos, mas sim pelo chefe directo do funcionário a despedir.
2. Quando deverá anunciar o despedimento
O despedimento deverá ser anunciado no inicio da semana, a partir daí toda a equipa terá conhecimento do despedimento e o chefe directo poderá estar disponível para possíveis esclarecimentos de duvidas ou questões que possam surgir. O chefe directo deverá estar acompanhado pelo Departamento de Recursos Humanos quando surgirem duvidas ou questões, assim terá uma testemunha e um apoio aos esclarecimentos do processo de demissão.
3. Como abordar o funcionário a demitir
A pessoa encarregue de anunciar o despedimento (chefe directo) deverá telefonar, ir ao gabinete ou ir ao local onde se encontra o colaborador a despedir e anunciar o despedimento. O despedimento deverá ser feito de forma séria, breve e natural, sem rodeios ou brincadeiras.
4. Onde se deve realizar a reunião de despedimento
O despedimento poderá ser feito de várias formas mas a mais sensata será uma reunião. A reunião de despedimento deverá ser realizada numa sala fechada onde se devem encontrar exclusivamente as pessoas afectas ao despedimento evitando assim a exposição e humilhação publica do colaborador a demitir.
5. Como reagir durante a reunião de despedimento
Durante a reunião de despedimento, as entidades que estão a efectuar a demissão deverão reagir de forma educada e cordial de modo a criar um clima tranquilo, pois o objectivo nunca será criar um inimigo. Quem despede deverá apresentar segurança no que está a dizer, pois qualquer hesitação poderá a levar o colaborador despedido a fazer questões que não são adequadas no contexto do despedimento.
6. Que mensagem se deve transmitir durante a reunião de despedimento
Quem fizer o despedimento deverá ser directo na mensagem a transmitir comunicando o objectivo da reunião e explicando o porquê da opção tomada. Deste modo o despedido não fica com quaisquer duvidas acerca do propósito da reunião. Para tal deverá ser explicada de forma muito clara a acusa da demissão evitando a todo o custo explicações longas e discussões com o funcionário. A empresa deverá apresentar disponibilidade para apoiar o funcionário a procurar um novo emprego, e se este apresentar uma postura aberta e calma deveremos também enunciar os pontos a melhorar no seu desempenho.
7. Cuidados e pormenores a ter em conta
No caso de despedimento nunca podemos prometer aquilo que não podemos cumprir ou garantir pedidos que não possam ser realizados ou que não vão ao encontro ético da organização, pois tais situações poderão gerar conflitos posteriormente.
Existe ao máximo fazer pedidos de desculpas ou elogios exagerados, do género “Eu sei que é injusto mas…” ou “Não queria tomar esta decisão” ou ainda “Desculpe ter de fazer isto!”, este tipo de comentários poderão aumentar a raiva do empregado que estamos a demitir.
Por vezes em casos extremos os colaboradores que estamos a demitir em situação de stress poderão recorrer a meios de violência e agressão, no entanto que despede deverá manter a calma a todo o custo e deixar que a segurança ou polícia resolvam a situação. Responder a tais agressões nunca deverá ser uma opção a ter em conta pois poderá trazer graves consequências para a empresa.
Veja Também: Parte 1 Parte 3
1. Quem deverá anunciar o despedimento
O despedimento não deverá ser anunciado pelo Departamento de Recursos Humanos, mas sim pelo chefe directo do funcionário a despedir.
2. Quando deverá anunciar o despedimento
O despedimento deverá ser anunciado no inicio da semana, a partir daí toda a equipa terá conhecimento do despedimento e o chefe directo poderá estar disponível para possíveis esclarecimentos de duvidas ou questões que possam surgir. O chefe directo deverá estar acompanhado pelo Departamento de Recursos Humanos quando surgirem duvidas ou questões, assim terá uma testemunha e um apoio aos esclarecimentos do processo de demissão.
3. Como abordar o funcionário a demitir
A pessoa encarregue de anunciar o despedimento (chefe directo) deverá telefonar, ir ao gabinete ou ir ao local onde se encontra o colaborador a despedir e anunciar o despedimento. O despedimento deverá ser feito de forma séria, breve e natural, sem rodeios ou brincadeiras.
4. Onde se deve realizar a reunião de despedimento
O despedimento poderá ser feito de várias formas mas a mais sensata será uma reunião. A reunião de despedimento deverá ser realizada numa sala fechada onde se devem encontrar exclusivamente as pessoas afectas ao despedimento evitando assim a exposição e humilhação publica do colaborador a demitir.
5. Como reagir durante a reunião de despedimento
Durante a reunião de despedimento, as entidades que estão a efectuar a demissão deverão reagir de forma educada e cordial de modo a criar um clima tranquilo, pois o objectivo nunca será criar um inimigo. Quem despede deverá apresentar segurança no que está a dizer, pois qualquer hesitação poderá a levar o colaborador despedido a fazer questões que não são adequadas no contexto do despedimento.
6. Que mensagem se deve transmitir durante a reunião de despedimento
Quem fizer o despedimento deverá ser directo na mensagem a transmitir comunicando o objectivo da reunião e explicando o porquê da opção tomada. Deste modo o despedido não fica com quaisquer duvidas acerca do propósito da reunião. Para tal deverá ser explicada de forma muito clara a acusa da demissão evitando a todo o custo explicações longas e discussões com o funcionário. A empresa deverá apresentar disponibilidade para apoiar o funcionário a procurar um novo emprego, e se este apresentar uma postura aberta e calma deveremos também enunciar os pontos a melhorar no seu desempenho.
7. Cuidados e pormenores a ter em conta
No caso de despedimento nunca podemos prometer aquilo que não podemos cumprir ou garantir pedidos que não possam ser realizados ou que não vão ao encontro ético da organização, pois tais situações poderão gerar conflitos posteriormente.
Existe ao máximo fazer pedidos de desculpas ou elogios exagerados, do género “Eu sei que é injusto mas…” ou “Não queria tomar esta decisão” ou ainda “Desculpe ter de fazer isto!”, este tipo de comentários poderão aumentar a raiva do empregado que estamos a demitir.
Por vezes em casos extremos os colaboradores que estamos a demitir em situação de stress poderão recorrer a meios de violência e agressão, no entanto que despede deverá manter a calma a todo o custo e deixar que a segurança ou polícia resolvam a situação. Responder a tais agressões nunca deverá ser uma opção a ter em conta pois poderá trazer graves consequências para a empresa.
Veja Também: Parte 1 Parte 3
0 comentários :
Enviar um comentário
Comentários