Este é um tema de que ninguém gosta de abordar, porque como todos sabemos demitir um colaborador é uma das opções mais difíceis de efectuar dentro da organização, visto que é um tema muito delicado. Para proceder a um despedimento é necessário uma grande responsabilidade, pois quando fazemos um desligamento entre o colaborador e a empresa é necessário despedir de forma correcta e justa, mas considero que nem todos os despedimentos devem acabar mal, antes pelo contrário, deverá abrir novas portas e horizontes, basta a organização e o funcionário quererem.
As seguintes mensagens estarão também envoltas a este tema, que será apresentado em 3 etapas para o processo de despedimento, o Antes, Durante e Depois. Poderá não ser a forma perfeita de despedir, mas é certamente uma forma que tenta reduzir ao máximo os impactos e consequências dos despedimento na organização e para o colaborador a despedir.
Primeira Etapa: Aspectos a ter em conta antes do despedimento
1. Ter a certeza da decisão de despedimento
Quando o Departamento de Recursos Humanos pretende despedir um colaborador deverá ter a certeza do que está a fazer, analisando consistentemente todos os factores e consequências que esse despedimento acarreta.
2. O Colaborador não pode ser apanhado de surpresa
Como já referido anteriormente o colaborador não pode ser abordado de surpresa que vai ser despedido. O Departamento de Recursos Humanos e o chefe directo do colaborador a despedir deverá alertá-lo do seu fraco desempenho e deverão ser perceptíveis as suas consequências, tal como deverão apoiá-lo para que este possa aumentar a sua produtividade. Este alerta deverá surgir alguns meses antes de se tomar a decisão de despedimento.
3. Preparação da Documentação
Para que não surjam lapsos ou lacunas, o Departamento de Recursos humanos deverá ter toda a documentação actualizada e organizada relativa ao colaboradora demitir para que se proceda a um despedimento correcto. Na documentação deverão constar os dados do colaborador, todos os relatórios de avaliação, actas administrativas e outros documentos relevantes que suportem a decisão de despedimento. Esta documentação deverá posteriormente ser apresentada no momento do despedimento.
4. Evitar excesso de Confiança
O Departamento de Recursos Humanos não deverá ter excesso de confiança no sucesso do despedimento que está a efectuar, deverão ser averiguados todos os cuidados, pois além de se conhecer bem o colaborador nunca sabemos qual será a sua reacção, ao saber que vai ser despedido, pois este poderá ficar sob pressão e stress podendo alterar significativamente o seu comportamento.
5. Não deixar que a informação tenha grande impacto na empresa
Somente deverão ter conhecimento da despedimento as pessoas envolvidas no processo de modo a que o colaborador que será despedido não saiba antes da altura prevista e para que a informação não seja distorcida ao longo da sua divulgação na empresa. A empresa deverá averiguar garantias de confidencialidade nestas situações de modo a que não surjam situações menos desagradáveis.
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