13 agosto 2012

Fidelize os Clientes do Seu Hotel


Segundo a OMT (Organização Mundial de Turismo) a fidelização de clientes a um hotel ou a um grupo hoteleiro caiu 2% e prevê-se que fidelizar um cliente seja cada vez mais difícil. No entanto existem inúmeras maneiras de fazer o cliente voltar, muitas delas já conhecemos mas eu apresento aqui algumas sugestões para fidelizar o seu cliente.

Cartão de Fidelização
O cartão cliente, em qualquer hotel ou grupo hoteleiro é uma boa estratégia para fidelizar os seus clientes, pois dá-lhes inúmeras vantagens e descontos no alijamento nos serviços do hotel e ainda incentiva o cliente a fazer reservas diretas o que evita a existência de intermediários que cobram significativas comissões. No entanto o cartão por si só não garante a fidelização do cliente, são necessárias outras estratégias mais atrativas e inovadoras.

O Seu Cliente Faz Anos
Contacte o seu cliente no seu aniversário, ele valorizará que se lembrou dele, e faz também com que o cliente não se esqueça de si. Aproveite a ocasião para lhe propor uma estada no seu hotel ou grupo hoteleiro propondo-lhe um desconto amigável.

O Seu Hotel Está em Overbooking
Se o seu hotel estiver completo, e existam clientes solicitando reservas nunca resolva a situação dizendo que tem o hotel cheio. Apresento algumas sugestões que se encontram por ordem de importância que considero que o poderão ajudar a resolver o problema de modo cómodo.
1º. Proponha outras datas ao seu cliente que sejam adequadas à disponibilidade do seu hotel e para o cliente;
2º. Se possível sugira outro hotel do grupo ou outro hotel próximo do seu (tenha a certeza que existe disponibilidade nos hotéis que sugere e disponibilize-se para tratar de tudo,  não queira tornar a situação mais desconfortável);
3º. Além de não ter disponibilidade, convide o cliente a visitar o seu hotel (daí a vantagem de sugerir outro nas proximidades), proponha-lhe que tome uma refeição no restaurante do seu hotel ou que tome uma bebida no bar, ou que usufrua de outros serviços do hotel, mas não se esqueça de incluir um pequeno desconto ou oferta. Assim o cliente perceberá que não nos esquecemos dele, e ele não se esquecerá de nós, dará valor pelo nosso esforço de o acolher e fará publicidade gratuita;
Contudo muito importante é dar sempre uma alternativa viável e de confiança ao cliente, e atrair o cliente de modo a que este não se esqueça do seu hotel.

Faça os Seus Clientes Falar Bem do Seu Hotel
Uma das grandes estratégias de marketing é a promoção boca-a-boca.
Aos seus clientes mais assíduos, ou clientes fidelizados de-lhes um ligeiro up-grade ao quarto e /ou coloque uma água e um cartão de visita pessoal dando-lhe as boas vindas. Para si esta iniciativa tem custos muito reduzidos mas terá um grande impacto e importância para o seu cliente o que fará com que este também “venda” os serviços do seu hotel com promoção boca-a-boca.

O Dia Especial do Seu Cliente
Se o seu cliente festejar um aniversário de anos ou casamento, lua de  mel ou outra data importante no seu hotel ofereça algo. Por exemplo um pequeno bouquet de flores (caso seja uma senhora) ou uma garrafa de espumante ou vinho, uma seleção variada de frutas ou bombons no quarto, coloque pétalas de rosas na cama ou na banheira ou então prefira fazer um desconto ou uma oferta nos serviços do hotel. Não se esqueça de deixar um cartão ser no quarto desejando felicidades. Verá que o seu cliente irá gostar, e irá valorizar a preocupação que teve com ele e voltará e irá sugerir o seu hotel aos amigos.

Early Check-In e Late Check-Out
Na generalidade dos hotéis o check-in é a partir das 14.00h e o check-out até às 12.00h. Mas pode ser e fazer diferente, sempre que o cliente tenha interesse e seja possível,  disponibilize-se para fazer o check-in antes da hora estipulada e já agora faça o mesmo no check-out, se possível e se o cliente assim o desejar dê a possibilidade de ficar mais um pouco além da hora estipulada, mas esta ação não vale por si só, frise claramente ao seu cliente que é algo especial que lhe estamos a oferecer, assim o seu cliente dará mais valor a esta atenção que lhe está a prestar.

Aqui estão descritas apenas algumas estratégias num conjunto de várias dezenas ou centenas que poderia enumerar.
Importante é conquistar o cliente, colocando-o sempre à vontade e num espaço de família e amizade em que os seus funcionários são preponderantes para a satisfação dos seus clientes. Dê aos seus clientes a atenção e flexibilidade que necessita e explique que o que fez foi para que eles se sintam melhor, verá que terá certamente um cliente conquistado e além disso tem mais um elemento a fazer promoção gratuita do seu hotel.

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