Vemos hoje a pressão a que os diretores das empresas estão
sujeitos para conseguir ter as contas equilibradas. Mas vou-me concentrar no
ramo hoteleiro, até porque é a minha área. Os diretores de hotéis estão sob uma
pressão constante para ter o máximo de quartos ocupados, garantir rentabilidade
dos outlets, reduzir gastos a todo o custo e apresentar resultados positivos à
administração. Mas muitas vezes fazer isto leva a que sejam tomadas atitudes de
gestão menos acertadas e a ignorar outras opções alternativas.
Num primeiro plano os hotéis deverão ter uma filosofia de
Lean Manufactoring, que deverá abranger todas as secções, desde manutenção,
restaurantes, bares, cozinhas, recepção, lojas etc. assim pode-se reduzir os desperdícios
analisando caso a caso sem comprometer o serviço ao cliente. Isso permite ao
hotel ter menos gastos operacionais e obter um uso mais eficiente dos recursos.
Em segundo plano os hotéis deverão ter uma filosofia de “Value
for Money” mas para isso é necessário que se conheça o potencial, o tipo e os
nichos de mercado, para adequar todo o processo ao seu público-alvo. Vejo que
muitos hotéis ainda não valorizam o “valor acrescentado” como deveriam, pois
vemos ainda hoje procedimentos que se tornam constrangedores para os clientes e
que podem ser facilmente alterados com pequenos ajustamentos do processo.
Em terceiro plano os hotéis devem ter um planeamento de Revenue
Management. Muito temos ouvido falar deste conceito mas não nos podemos convencer
que apenas conjugando este conceito e uns pozinhos de marketing são suficientes
para aumentar o Revenue. Completamente errado!!!
Repare, se tiver um bom planos de “Lean Manufactoring” e um
bom “Value for Money” terá certamente uma estortura de custos menos pesada e
isso permite ter preços mais competitivos e uma melhor margem de lucro, por
outro lado origina uma produto mais ajustado ao seu tipo ou nicho de mercado
visto que os serviços que presta acrescentam valor e são ajustados às
necessidades efetivas dos clientes.
Com isto quero dizer que a Gestão Hoteleira de hoje e de
amanhã não se pode resumir a um conceito de gestão, mas sim á conjugação de
vários conceitos. Isso permitirá que um determinado hotel seja mais
competitivo, mais flexível á mudança, tenha uma gestão mais eficiente e com um
melhor Revenue.
Espero em breve explicar melhor esta conjugação entre “Lean
Manufactoring”, “Value for Money” e “Revenue Management”.
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