11 novembro 2012

Gestão Hoteleira, Uma Visão Estratégica!




Vemos hoje a pressão a que os diretores das empresas estão sujeitos para conseguir ter as contas equilibradas. Mas vou-me concentrar no ramo hoteleiro, até porque é a minha área. Os diretores de hotéis estão sob uma pressão constante para ter o máximo de quartos ocupados, garantir rentabilidade dos outlets, reduzir gastos a todo o custo e apresentar resultados positivos à administração. Mas muitas vezes fazer isto leva a que sejam tomadas atitudes de gestão menos acertadas e a ignorar outras opções alternativas.
Num primeiro plano os hotéis deverão ter uma filosofia de Lean Manufactoring, que deverá abranger todas as secções, desde manutenção, restaurantes, bares, cozinhas, recepção, lojas etc. assim pode-se reduzir os desperdícios analisando caso a caso sem comprometer o serviço ao cliente. Isso permite ao hotel ter menos gastos operacionais e obter um uso mais eficiente dos recursos.
Em segundo plano os hotéis deverão ter uma filosofia de “Value for Money” mas para isso é necessário que se conheça o potencial, o tipo e os nichos de mercado, para adequar todo o processo ao seu público-alvo. Vejo que muitos hotéis ainda não valorizam o “valor acrescentado” como deveriam, pois vemos ainda hoje procedimentos que se tornam constrangedores para os clientes e que podem ser facilmente alterados com pequenos ajustamentos do processo.
Em terceiro plano os hotéis devem ter um planeamento de Revenue Management. Muito temos ouvido falar deste conceito mas não nos podemos convencer que apenas conjugando este conceito e uns pozinhos de marketing são suficientes para aumentar o Revenue. Completamente errado!!!
Repare, se tiver um bom planos de “Lean Manufactoring” e um bom “Value for Money” terá certamente uma estortura de custos menos pesada e isso permite ter preços mais competitivos e uma melhor margem de lucro, por outro lado origina uma produto mais ajustado ao seu tipo ou nicho de mercado visto que os serviços que presta acrescentam valor e são ajustados às necessidades efetivas dos clientes.
Com isto quero dizer que a Gestão Hoteleira de hoje e de amanhã não se pode resumir a um conceito de gestão, mas sim á conjugação de vários conceitos. Isso permitirá que um determinado hotel seja mais competitivo, mais flexível á mudança, tenha uma gestão mais eficiente e com um melhor Revenue.
Espero em breve explicar melhor esta conjugação entre “Lean Manufactoring”, “Value for Money” e “Revenue Management”.
Clique AQUI para saber mais sobre este ou outro assunto.

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