15 outubro 2019

NOVA INTELIGENCIA HOTELARIA 3 de 4 SINFONIA


SINFONIA é uma qualidade extraordinária de unir peças e fazer dessas peças uma obra de arte, em algo que crie valor. 
Em hotelaria é uma aptidão genuína transversal a todos os departamentos. O mais flagrante exemplo é a da capacidade de um chef, cozinheiro ou até de um barman juntar ingredientes distintos que combinam e geram não só uma perfeita Sinfonia visual, mas também uma Sinfonia de sabores, texturas, e aromas.  Mas a Sinfonia vai muito além disso.
Numa unidade hoteleira no ponto de vista organizacional, Sinfonia retrata a capacidade que todos os departamentos têm de interagir de forma eficaz, eficiente, criando uma melhor envolvência do cliente com o hotel. Esta capacidade de criar a Sinfonia deverá ser nata dos directores e departamento e chefias de secção. São estes que representam cada peça do hotel e a sua coordenação é fundamental. Não menos importante é o envolvimento de todos os colaboradores, sejam eles da recepção da cozinha, do housekeeping ou da copa, pois cada um deles tem as suas tarefas muito específicas, mas tem de funcionar em conjunto para criar uma Sinfonia perfeita, na operação diária.
Seguindo por este prisma Sinfonia refere-se ao modo como os diferentes departamentos e secções de uma unidade hoteleira executam as suas tarefas em função da dinâmica funcional do hotel como um todo. 
Sinfonia é engloba também a identificação das necessidades especiais de cada cliente de forma a que cada secção saiba antecipadamente as medidas a tomar para cada cliente. Certamente que já nos aconteceu variadas vezes no acto do check-in o cliente informar que é intolerante a glúten. O recepcionista informa as secções de F&B acerca da restrição alimentar do cliente, e no dia seguinte ao pequeno almoço o cliente é abordado com ingredientes sem glúten.
O exemplo que se segue coloca a perspectiva de como a tarefa de um elemento poderá comprometer a qualidade de serviço de outro: O night-ouditor ao fazer o fecho do dia tem de preparar vários relatórios para a analise da direcção geral e demais departamentos do hotel, se os relatórios não estiverem correctos, poderá comprometer a análise seus usuários. Se por lapso as listagens de Meal Plan não estiverem correctas o serviço do departamento de F&B poderá estar comprometido. 
Sinfonia remete-nos para uma visão de conjunto e união, como se de uma banda se tratasse em que a direcção (o maestro) coordena todos os colaboradores (músicos) sejam eles recepcionistas, empregados de mesa, ou barmans, (de sopro, cordas ou percussão), e assegurar que todos estejam em sintonia sem que uns se sobreponham a outros.
Toda esta Sinfonia se reflecte num primeiro plano no bem estar profissional dos colaboradores, mas acima de tudo na percepção que o cliente adquire cliente ao longo da sua experiência no hotel, poderão ser apenas pequenos apontamentos na qualidade de serviço. Mas na Nova inteligência a Sinfonia não se trata de algo físico mas sim emocional. Trata-se de ter a capacidade de envolver o cliente de forma subtil e emocional, tanto no edifício, como no relacionamento com os colaboradores dos vários departamentos e secções ao longo da sua estadia, dando uma clara mensagem ao cliente e de que tudo está conectado de tal forma que transmite conforto, qualidade de vida, tranquilidade e bem-estar.

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