05 maio 2020

Operação Hoteleira em Tempos de COVID - Abordagem Interna

COVID19 Support for Students - Eau Claire Public Schools Foundation


A operação hoteleira terá de ter uma nova dinâmica, e as adaptações aos serviços terão de ter uma abordagem ajustada a estas novas circunstancias. 
Hoje apresento a continuação do guia já apresentado anteriormente, mas desta vez com a perspectiva interna e com as adaptações necessárias para poder prestar um serviço em segurança tanto para colaboradores como clientes.

IMPLICAÇÕES PARA A ABORDAGEM INTERNA DE SERVIÇO E COLABORADORES 


Transporte

  • Garantir que o transporte dos colaboradores é organizado, e que o transporte público não esteja sobre-lotado;
  • Equacionar a hipótese de dar alojamento a alguns colaboradores em que o transporte ou agregado familiar comporte risco de saúde;
  • Os colaboradores pertencentes ao grupo de risco não deverão trabalhar. (mulheres grávidas, portadores de doença cronica, colaborador que convive com portador de Covid-19, mais de 65 anos etc.);

Entrada

  • Solicite a todos os colaboradores que fiquem em casa, caso apresentem sintomas de gripe ou que não se sintam bem;
  • Estudar a possibilidade de registo de assiduidade através de leitura de código QR;
  • Verificação e registo de temperatura para todos os funcionários à entrada e saída das instalações do hotel;
  • Se a temperatura registada for superior a 37ºC, colocar o colaborador em isolamento, ligar saúde 24 e aguardar instruções das autoridades de saúde;

Fardas

  • Troca fardas deverão ser diárias. Apos cada turno deverão ser colocadas em saco selado e desinfetado o seu exterior;
  • As fardas precisarão ser higienizadas e desinfetadas adequadamente. O calçado deverá ser desinfetado diariamente;
  • Os colaboradores deverão ter ao dispor máscaras/viseiras e luvas de proteção ;
  • Garantir que os colaboradores mantém o distanciamento social durante troca de farda e interação com os demais colegas;

Balneários

  • Devem ser colocadas placas com informações sobre normas de higienização, e capacidade máxima do balneário;
  • Deve ser feita a higienização e desinfeção mais frequente aos balneários;
  • Colocar dispensadores de desinfetante nos balneários;
  • Advertir para minimizar o período de permanência nos balneários;

Refeitório

  • Definir turnos de refeição para evitar aglomeramento de colaboradores no refeitório;
  • Devem ser colocadas placas com informações sobre normas de higienização, e capacidade máxima do balneário;
  • Deve estar afixada informação das polícias de uso e funcionamento do refeitório;

Cozinha

  • As cozinhas operacionais devem ser higienizadas e desinfetadas em intervalos mais regulares;
  • Número de colaboradores reduzido ao mínimo necessário;
  • Todos os cozinheiros deverão usar máscaras, luvas, redes para o cabelo descartáveis ​​e todos os outros equipamentos de segurança;
  • As estações de trabalho devem ser colocadas de maneira que os funcionários! não estejam frente-a-frente e de forma  manter a distância social apropriada;
  • Execute menus limitados e aumente a oferta de maneira faseada;
  • Garanta uma limpeza adequada de vegetais, carnes e todos os outros materiais necessários;
  • Use apenas agentes desinfetantes aprovados nas cozinhas e outras zonas de preparação/confeção/manuseamento de alimentos;
  • Garanta que todas as ferramentas sejam bem higienizadas após cada uso;
  • Seria útil usar uma máquina esterilizadora para os equipamentos de cozinha.

Economato

  • Procedimentos de limpeza adequados para as mercadorias  recebidas;
  • Sempre que se justifique registar data de recebimento e colocar em quarentena as mercadorias antes de serem distribuídas pelos outlerts, se possível pulverizar a mercadoria embalada com desinfetante apropriado;
  • Todos os artigos deverão ser totalmente higienizados antes de entrar nas prateleiras e nos frigoríficos;
  • Usar apenas desinfetantes aprovados pela OMS e pela DGS;
  • Certifique-se de que a área de receção e armazenamento de mercadorias é higienizada com maior frequência;
  • Os fornecedores devem ser avisados ​​acerca das políticas internas de receção de mercadorias, e os critérios para a aceitação/recusa das mesmas;

Áreas de Serviço

  • Certifique-se que estão afixadas as instruções de segurança, distanciamento social, procedimentos e a lotação dos elevadores de serviço e demais áreas de serviço;
  • Higienizar com maior frequência as paredes, chão, botões, maçanetas das portas, interruptores e principais pontos de contacto dos elevadores e das áreas de serviço;
  • Sensibilizar os colaboradores para usar escadas quando o piso é próximo;
  • Mantenha um elevador dedicado à quarentena em caso de necessidade de evacuação por suspeita de casos para clientes ou colaboradores;
  • Instale dispensadores de desinfetante para as mãos nos elevadores e principais áreas de serviço.

Saúde Interna

  • Garantir exames regulares de saúde para os funcionários, pode ter uma clínica bem equipada operacional dentro das instalações do hotel com um parceiro de saúde;
  • Crie uma equipa de segurança para lidar com a evacuação de casos suspeitos contaminados;
  • Tenha EPI’s adequados para a equipa de segurança, (fatos TNT, máscaras/viseiras, toucas, protetor de calçado, luvas etc.)  disponibilize formação adequada ao mesmos e crie um “modus operandi”em caso de necessidade de evacuação;
  • Verifique as temperaturas dos funcionários duas vezes por dia (entrada e saída)

Formação de Equipas

  • Deverão ser desenvolvidas formações de sensibilização para os colaboradores sobre melhorias na higiene;
  • Os funcionários devem estar bem informados sobre todos os SOP’s relacionados à COVID;
LEIA TAMBÈM A PRIMEIRA PARTE DESTE ARTIGO: Operação Hoteleira em Tempos de COVID - Serviço ao Cliente

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