De hoje em dia um gestor hoteleiro ou qualquer gestor de qualquer organização tem de analisar consistentemente e constantemente o que o rodeia, na conjuntura turística e hoteleira de modo a estar sempre actualizado. Mas tem também de analisar a situação interna do hotel ou da cadeia de hotéis, e todos os hotéis tem momentos bons e momentos menos bons ao que chamo picos e vales.
O pico é quando o hotel está a funcionar na perfeição em que os objectivos estão a ser seguramente superados, o vale é quando o hotel tem momentos menos bons, o que não significa que correspondam aos efeitos de sazonalidade.
Na minha opinião esses picos e vales são inevitáveis, mas o problema está como agimos quando nos deparamos com estes dois pontos. Quando a empresa está num pico geralmente os gestores assumem que as coisas estão a correr bem, mas tem uma confiança excessiva. Por vezes perde-se a verdadeira noção da realidade deixando escapar pormenores que começam a falhar. Deveremos ter uma consciente noção da realidade de modo a analisar a verdadeira situação da empresa num dado momento, assim poderemos corrigir alguns erros que comecem a surgir, prevenindo que estes se tornem mais graves e mais difíceis de contornar. Esta é a falha de muitas organizações, pois muitas das vezes quando se deparam com as falhas já estas são muito difíceis de combater. Corrigir falhas enquanto estamos num pico não significa que hajam vales, mas contribui para que estes sejam menos frequentes, mais curtos, mais atenuados e mais fáceis de ultrapassar. Tal como nos Picos também nos Veles deveremos ter uma noção realista da situação do hotel, ou organização de modo a confrontar os problemas tal como eles são e não dramatizando a situação. Numa primeira prerspectiva deverá analisar o que levou o hotel a ficar numa situação menos favorável, depois temos de criar a estratégia para podermos contornar a situação de modo a que os nossos problemas se tornem as nossas potencialidades, por fim é necessário criar o modo de potencializar e promover a estratégia que criámos.
De hoje e dia não basta ser muito inteligente, saber contabilidade, economia ou gestão. O mercado cresce a um ritmo incrível, actualmente torna-se também muito importante, ouvir e escutar, olhar e ver, pois são conceitos diferentes, ouvir e olhar é o que nós fazemos no nosso dia-a-dia, escutar e ver é o que nós retemos daquilo que ouvimos e olhamos, ou seja, é mais ou menos como um filtro que absorve apenas o mais importante de tudo o que se passa à nossa volta.
O pico é quando o hotel está a funcionar na perfeição em que os objectivos estão a ser seguramente superados, o vale é quando o hotel tem momentos menos bons, o que não significa que correspondam aos efeitos de sazonalidade.
Na minha opinião esses picos e vales são inevitáveis, mas o problema está como agimos quando nos deparamos com estes dois pontos. Quando a empresa está num pico geralmente os gestores assumem que as coisas estão a correr bem, mas tem uma confiança excessiva. Por vezes perde-se a verdadeira noção da realidade deixando escapar pormenores que começam a falhar. Deveremos ter uma consciente noção da realidade de modo a analisar a verdadeira situação da empresa num dado momento, assim poderemos corrigir alguns erros que comecem a surgir, prevenindo que estes se tornem mais graves e mais difíceis de contornar. Esta é a falha de muitas organizações, pois muitas das vezes quando se deparam com as falhas já estas são muito difíceis de combater. Corrigir falhas enquanto estamos num pico não significa que hajam vales, mas contribui para que estes sejam menos frequentes, mais curtos, mais atenuados e mais fáceis de ultrapassar. Tal como nos Picos também nos Veles deveremos ter uma noção realista da situação do hotel, ou organização de modo a confrontar os problemas tal como eles são e não dramatizando a situação. Numa primeira prerspectiva deverá analisar o que levou o hotel a ficar numa situação menos favorável, depois temos de criar a estratégia para podermos contornar a situação de modo a que os nossos problemas se tornem as nossas potencialidades, por fim é necessário criar o modo de potencializar e promover a estratégia que criámos.
De hoje e dia não basta ser muito inteligente, saber contabilidade, economia ou gestão. O mercado cresce a um ritmo incrível, actualmente torna-se também muito importante, ouvir e escutar, olhar e ver, pois são conceitos diferentes, ouvir e olhar é o que nós fazemos no nosso dia-a-dia, escutar e ver é o que nós retemos daquilo que ouvimos e olhamos, ou seja, é mais ou menos como um filtro que absorve apenas o mais importante de tudo o que se passa à nossa volta.
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