04 fevereiro 2010

Aceitar a Mudança



Todos temos consciência da conjuntura económica nacional em que vivemos, atravessamos um período realmente difícil, mas não devemos dramatizar a situação com vagas lamentações, nem comparar com os outros países da UE, temos sim de criar estratégias para que o negócio vingue, só assim poderemos ultrapassar esta fase menos favorável. Além de ainda não existirem estatísticas plenamente conclusivas relativamente ao turismo de 2009, sabemos desde já que não chagámos às estimativas previstas pelo Banco de Portugal para o sector.

Considero que temos de mudar no sector turístico e hoteleiro, desde modelos de gestão até às praticas de procedimentos das operações hoteleiras.

As agências turísticas "exigem" preços cada vez mais reduzidos aos hotéis, e estes para poderem fazer tais preços tem que reduzir custos, mas reduzem custos no que não deviam, ou seja, reduzem a qualidade de serviço prestada, possuindo mão de obra o mais barata possível, e o custo das mercadorias é também reduzido ao máximo, o que implica redução de qualidade.

No entanto existem enumeras estratégias que poderão ser aplicadas para reduzir custos, sem retirar qualidade nos serviços prestados. Basta pensar um pouco, desde a torneira que pinga, à colocação de lâmpadas económicas, redução das descargas dos autoclismos e muitas mais. Muito importante também é garantir uma manutenção preventiva, de modo a que equipamentos não desperdicem energia devido ao deficiente funcionamento.

Temos de mudar para fazer face às novas exigências, desde abrir-mo-nos à mudança para criar novas estratégias de redução de custos, tal como abrir-mo-nos à mudança para criar estratégias de modo a aproximar-mo-nos mais do cliente alvo, e com a mensagem mais adequada possível.

1 comentários :

  1. olá Paulo. encontrei recentemente o teu blog e gostaria de te dar os parabéns por esta iniciativa, que só trará coisas positivas para a hotelaria em portugal, visto termos tão pouca informação e artigos de valor sobre a mesma. podes visitar o meu blog e certamente que poderemos trocar ideias num futuro próximo. saudações hoteleiras. vitor dionisio

    ResponderEliminar

Comentários