13 novembro 2010

Turismo vs Turismo


O Turismo tem uma relevante representatividade na economia portuguesa, sendo um dos sectores de actividade que mais contribui para o PIB. No entanto 2009 foi um balde de água fria para o sector, pois a queda do turismo foi muito significativa, tanto no número de turistas, no número de dormidas e também nas receitas.

Já em 2010, vemos uma recuperação acima do esperado, e muitas personalidades antevêem já que 2010 poderá ser equiparado a 2008, tendo verificado um aumento do número de turistas acima dos 10% no mês de Agosto. No entanto o essencial produto turístico continua a ser o sol e praia tendo-se destacado nos últimos anos também o golfe.

Falando concretamente do caso do Algarve considero que o Turismo luta contra si próprio. As principais reclamações surgem dos preços exagerados dos serviços de Táxis Turísticos e Transfers e muitas vezes além do preço de deslocação, adicionam também um valor pelo transporte de malas o que é completamente inconcebível. A alternativa a este serviço são os transportes públicos que são consideravelmente mais baratos mas muitas vezes demoram mais de duas horas para percorrer apenas 50km, e é necessário em muitos casos trocar de autocarro ao longo do percurso (imagine uma situação destas em Agosto). Outro motivo de reclamação é o tipo de quarto que a agência reserva para os seus clientes e a expectativas que estas lhe incumbem relativamente ao quarto, o que origina logo de inicio uma insatisfação e que alguém o “enganou”, além do alojamento também muitos outros serviços são apresentados ao cliente como, cofres no quarto, garagem, spa etc… mas a maioria da vezes não lhes é comunicado que são pagos à parte, o que mais uma vez gera desconfiança por parte dos clientes, e em vez de preverem gastar 2000€ irão gastar mais porque foram confrontados com custos inesperados. E ainda a tudo isto acrescentamos as derrocadas das falésias em que em Albufeira já resultou em vítimas mortais, o caso Maddie, os sucessivos e constantes assaltos a turistas residentes, que levam a que este destino turístico seja considerado mais perigoso.

Posto isto ainda nos queixamos dos destinos turísticos emergentes como a Tunísia ou Turquia que estão a conquistar uma parte do nosso potencial mercado. Nós temos é de simplificar as operações turísticas não só no Algarve mas em todo o país, assegurar a fama de sermos um país seguro, e esclarecer os turistas para que sejam confrontados com surpresas desagradáveis.

0 comentários :

Enviar um comentário

Comentários