06 dezembro 2010

Web 2.0 na Hotelaria


Muitos são os worshops, e seminários destinados ao tema Web 2.0. Este conceito é actualmente considerada por muitos uma grande e revolucionários ferramenta para qualquer organização, e o ramo da hotelaria não é excepção.

O conceito Web 2.0 surgiu em 2004 e é caracterizado por uma mudança para a internet como uma plataforma que segue um conjunto de regras, das quais se destacam o desenvolvimento de aplicativos para melhorarem uma rede, utilizando assim uma inteligência colectiva.

Hoje diz-se que se o face-book fosse um país seria o terceiro maior do mundo, possuindo já mais de 300 milhões de pessoas registadas. Também o Hi5, o Twitter, o My Space,o You tube constituem grandes ferramentas que permitem divulgar opiniões, conhecimentos ou experiências tal como permitem conhecer um se fim de pessoas ao longo de todo o mundo.

Então se estas redes movimentam todos os dias milhões de pessoas é de todo o interesse que as empresas se aproximem destes potenciais consumidores.


Os principais objectivos das empresas hoteleiras ao aderirem à Web 2.0 são:

- Criar uma comunidade que acompanha o hotel \ cadeia hoteleira;

- Aumentar a notoriedade do hotel \ cadeia hoteleira perante a sociedade que frequenta essas redes sociais;

- Gerar mais receitas devido à propensão que é criada para vender mais;

- Serve como meio para ouvir as necessidades individuais de cada cliente ou potencial cliente;

- Estabelecer maior proximidade com o cliente e sociedade em geral;

-Reduzir custos visto que estas redes sociais são tendencialmente gratuitas.

Para vos poder elucidar melhor acerca desta ferramenta, digo-vos que a Cadeia Sheraton Hotels & Resorts fez recentemente um estudo em que concluiu que 64% dos turistas recorrem às redes sociais para planear as suas férias. O que é uma percentagem incrível. No entanto também existem que afirmam o contrário, que são muito poucos aqueles que recorre às redes sociais para planear as suas férias, o que gera uma controvérsia e que não permite retirar conclusões precisas.

No entanto temos de ter bem presente que qualquer pessoa poderá aceder às redes sociais para fazer severas críticas, anunciar informações que não correspondem à verdade ou apenas deixar comentários com o intuito de denegrir propositadamente a imagem do hotel ou Cadeia hoteleira. Temos de estar preparados para receber essas informações e tentar geri-las da melhor forma de modo a que não tenha grandes proporções e para que não cause males maiores.

Para concluir, recorrer às redes sociais deverá fazer parte de qualquer plano de marketing de um hotel \ cadeia hoteleira, e deverá ser considerado como um grande” investimento” estratégico para chegar da melhor forma ao potencial cliente e para demonstrar ao cliente que continuamos próximo dele. Primeiro é preciso saber em qual a rede social onde se encontra o nosso publico alvo e posteriormente apostar nessa mesma rede. Mas para quem está a pensar em criar uma página numa rede social com o objectivo de promover o seu hotel ou cadeia hoteleira, gostaria de frisar que mais importante do que ter uma página numa rede social é o modo como a gerimos, pois o modo como gerimos essa mesma página poderá reflectir a evolução do negócio.

Clique AQUI para saber mais sobre este assunto.

0 comentários :

Enviar um comentário

Comentários