A diferença está no detalhe.
Todos nós no nosso
dia-dia profissional tentamos fazer sempre tudo bem, cumprir stardars, criar satisfação
no cliente, incentivá-lo a comprar e consumir. Mas já pensou em
tentar fazer mais do que isso? Ir além do que a empresa pretende, ir além do
que o cliente pretende. Já pensou em exceder as expectativas?
Os standards são
muito importantes e úteis mas considero que deverão ser apenas uma linha
orientadora para o serviço que se presta. Por vezes podemos e devemos ir mais
além do standard, e fazer mais e melhor pelo cliente, ir além das expectativas
e surpreende-lo com apenas alguns detalhes. Poderá ser algo
muito despercebido, um pormenor, um pequeníssimo detalhe, mas
pode fazer uma enorme diferença em inúmeros aspetos, como impulsionar
uma venda e satisfazer as necessidades do cliente. Lembre-se que é muito mais
importante fazer melhor, do que apenas fazer...
Vejamos alguns
casos típicos.
No ato do
check-in, ofereça o serviço de bagagem, mas quando chegar
ao quarto faça uma brevíssima apresentação do mesmo, dê a
conhecer onde estão os controlos remotos da TV e ar condicionado e
explique o seu funcionamento, apresente outros pormenores como mini
bar telefone, e nunca mas nunca se esqueça de se disponibilizar para
outras eventuais necessidades que o cliente possa vir a
ter mencionado os números da recepção e room service.
No
restaurante buffet geralmente existem sempre talheres expostos caso o cliente
pretenda novos talheres quando toca de iguaria. Caso o cliente lhe peça
talheres indique onde estão, mas disponibilize-se imediatamente para os
trazer à mesa. Faça isso com todas as outras coisas que perceba que o cliente
necessita como palitos, pratos, guardanapos etc.. mesmo antes de o cliente lhe
pedir, antecipe-se às necessidades do cliente.
Embora não pareça
mas muitas vezes fazemos clientes extremamente satisfeitos apenas com alguns
detalhes. Assim o cliente dará mais valor ao serviço prestado, fica satisfeito,
confia mais no profissionalismo dos colaboradores, e mais importante é que ele
irá voltar e sugerir o hotel a amigos.
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