01 fevereiro 2013

Cecília Meireles Substituída -A Análise Enquanto SET -


A recente remodelação do governo levou à substituição da presente Secretária de Estado do Turismo (SET) Cecília Meireles dando lugar a Adolfo Mesquita Nunes.
Neste momento acho que é importante analisar o mandato de Cecília Meireles, o que houve de bom, de menos bom, e o que poderia ou deveria ter sido feito.
Não vejo com bons olhos o facto de Cecília Meireles não ter tido um contato prévio no ramo do turismo. O turismo é um setor de atividade estratégico nacional, mas muito sensível às alterações económicas e sociais, por isso considero que é preponderante ter algum tipo de experiência no setor para se assumir o cargo de SET. Durante o seu mandato foi uma excelente ouvinte, esteve sempre muito próxima das empresas e organismos sociais no ramo do turismo, esteve também muito presente em eventos e ações da área.
  • Existiu uma redução quantitativa da promoção de Portugal entanto destino turístico. No entanto foram campanhas muito boas em termos qualitativos.
  • Foram encerradas as Escolas de Hotelaria e Turismo de Santarém, e Santa Maria da Feira. 
  • Durante o seu mandato foi aprovada a nova lei das Agências de Viagens, Reestruturou as Entidades Regionais de Turismo que previa uma poupança de 1ME (pelo menos tentou reestruturar), levou à subida do IVA na Restauração de 13% para 23% que está a causar efeitos devastadores.
  • Levou à extinção da marca ALLGARVE, muito criticada por uns e muito apoiada por outros. Além da divergência de opiniões o certo é que com a perca desta imagem de marca, a região do Algarve perdeu parte da sua projeção externa e interna, e também certo é que não houve nenhuma estratégia para contrabalançar o efeito que a imagem ALLGARVE já tinha no mercado.
  • A tendência do mercado é o turismo de longo curso. Acho que os países como Rússia, Brasil China e países nórdicos foram um pouco esquecidos ou não lhes deram o devido valor como potencial cliente.
  • É também importante registar que nos últimos 2 a 3 anos, o crescimento registado no sector do turismo deveu-se grandemente a conflitos políticos e sociais em alguns dos principais destinos concorrentes. Considero que Portugal nesse momento se poderia ter afirmado ainda mais junto dos principais mercados emissores, e aproveitar a sua fragilidade para ganhar melhor um posicionamento de mercado .
  • A meu entender as Regiões Centro e Leiria-Fátima têm um potencial de crescimento riquíssimo, com uma vasta oferta cultural, religiosa e natural e gastronómica. Inquestionavelmente tiveram e continuam a ter condições para merecer um maior reconhecimento, apoio e atenção como destino turístico para obterem um melhor posicionamento como destino turístico.
  • Portugal exporta produtos de grande qualidade, e para países com grande potencial mercado turístico emissor. Exemplos mais evidentes disso são as exportações de azeite para a China e Brasil. Esses produtos de referência poderiam ser usados como catapulta para promover Portugal como destino turístico.
  • Um assunto não menos relevante é a escassez de voos diretos dos mercados com grande potencial, a Alemanha é um exemplo claro.  Poderiam existir mais esforços para negociar junto das principais agências de viação. Se esses esforços existiram não foram suficientes ou não foram muito divulgados.
  • Algo que deveria ser analisado muito cuidadosamente é a concorrência “desleal”. Cada vez mais se compete pelo preço no ramo hoteleiro, chegando certos hotéis a praticar preços muito abaixo do mercado, obrigando também a que o mercado em geral baixe os preços e que coloque a sustentabilidade das organizações em questão. Por outro lado deveria ser exigido um maior rigor da informação, pois muitas vezes existem erros de distâncias do hotel a pontos de interesse, fotografias que não correspondem à realidade, imprecisões, lacunas ou informações dúbias, nos serviços promovidos.

Ninguém e perfeito, e quando não se conhece muito bem o setor é difícil conseguir tomar sempre as melhores medidas e decisões. Se o SET possuísse experiência e conhecimentos em Turismo não seria difícil apresentar um trabalho melhor. Contudo de modo geral foi positiva ( ou pelo menos não demasiado negativa) esta passagem de Cecília Meireles pela Secretaria de Estado do Turismo, mas não posso deixar de referenciar o grande efeito negativo do aumento do IVA na restauração.

1 comentários :

  1. De acrescentar ainda a "balda" que se tornaram os serviços de guia,devido ao Estado ter desregulamentado e deixado de proteger esta profissão essencial ao visitante.
    Isto é, há imensa gente que não tem o mínimo de conhecimentos nem aptidão a "fazer-se de guia".
    Resultado: os verdadeiros guias-intérpretes, com um curso superior e para além da respectiva licenciatura, ainda um exame especial para a obtenção da Carteira Profissional e que pagam enormes impostos, ficam a engrossar as filas de desemprego, enquanto os "chicos-espertos" que mal sabem ler e escrever e não pagam impostos, logo, nada dão a ganhar ao Estado, andam a ganhar uns trocos ao dizerem as maiores aldrabices aos nossos turistas...
    Quanto tempo demorará para que Portugal seja conhecido como um país com péssimos serviços no turismo?...
    Ah pois é...

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