22 fevereiro 2018

NOVA INTELIGÊNCIA HOTELARIA – 1 de 4 Design


A NOVA INTELIGÊNCIA HOTELARIA remete-nos a uma envolvência mais harmoniosa do que nunca, entre o hotel e o cliente. Torna-se cada vez mais importante o relacionamento do hotel com o cliente, pois um bom relacionamento gera confiança, e a confiança do cliente é fundamental para o sucesso da marca.

O Design é actualmente uma grande ferramenta que de forma silenciosa transmite conforto, ambiente, bem estar, qualidade e luxo. Nos hotéis de hoje o Design vai muito mais além das instalações físicas. O design começa no primeiro contacto do cliente com o hotel, que de hoje em dia se resume às plataformas online nomeadamente sites, aplicações, email. Tudo deverá ser pensado ao pormenor por várias razoes: chamar a atenção do potencial cliente, transmitir sensações, emoções e criar desejo; ter a informação fácil de aceder e interpretar, deverá ser prático, intuitivo, e rápido  proceder à reserva. Nunca descorando o conteúdo visual, que deverá ser de elevada qualidade. Aqui os departamentos de informática/ webdesign, departamentos  de marketing e vendas, tal como revenue management tem um papel fundamental.
No hotel o Design refere-se também às condições gerais do edifício, nomeadamente à sua estrutura, à sua decoração, tanto de áreas publicas, outlets e quartos. Tudo deverá ter uma razão de existir. O Design é a primeira impressão absorvida pelo cliente, mesmo antes de falar com qualquer colaborador. Vemos hoje os novos hotéis com Design ímpar, com iluminação com diferentes intensidades, com peças decorativas com brilho, o uso de tons prateados, dourados ou cobre polido são elementos apreciados por transmitirem elevado padrão de luxo.
O Design refere-se também ao modo como os funcionários se apresentam. O Design da farda transmite ao cliente a percepção do serviço associado ao outlet. Apresentar um funcionário de camisa branca na recepção transmitirá uma mensagem diferente de um funcionário de camisa branca, gravata e blazer. Não se trata de um ser melhor que outro mas sim de transmitir ao cliente um conceito e uma mensagem silenciosa, do que lá poderá encontrar. 
O Design deverá ser uma estratégia âncora transversal a toda a organização, pois é a partir deste que o cliente cria a primeira percepção do hotel, por isso esta tem de ser a melhor possível! 
É evidente que o que aqui descrevo é apenas uma visão muito superficial, pois o Design é muito mais do que aqui escrevo. Por isso conto com o vosso contributo para enriquecer esta Nova Inteligência.

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