17 agosto 2010

Antecipar e Adequarmo-nos às necessidades do cliente


Uma unidade hoteleira de hoje em dia não se pode limitar apenas a ter quartos, restaurantes, bares ou piscinas. Os clientes de hoje em dia querem mais e melhor e temos que nos adequar às suas necessidades ou o nosso negócio tem morte certa.

Os clientes não querem ficar um dia inteiro fechados num hotel, eles querem conhecer, explorar e ter novas experiencias. Então se eles querem explorar a região onde se encontram é isso que lhes temos de dar.

Primeiro é necessário seleccionar agências ou empresas que prestam esses serviços. É necessário que conheçamos muito bem o produto que pretendemos criar aos nossos clientes, que exista um rigoroso controlo de qualidade dos serviços, negociar um preço justo, e fazer a promoção dos serviços que dispomos. Assim temos um leque mais variado de produtos ou serviços adequados ao cliente em permite que este explore o que mais lhe agradar, aumenta a procura pela nossa unidade visto que temos mais serviços ao dispor do cliente, e é mais uma fonte de receitas para o hotel.

Outra ferramenta que tem um grande potencial em antecipar as necessidades do cliente é o cartão de fidelização. Todos sabemos que é uma boa ferramenta de marketing que leva à repetição do consumo, mas eu acho que este cartão poderá ser ainda mais útil.

O cartão de cliente tem de deixar de ser apenas uma ferramenta de fidelização de estatísticas e passar também a ser uma referência de antecipação das necessidades do cliente.

Imagine se no seu hotel, o cartão de cliente fosse muito mais do que um cartão de fidelização que promove descontos. O cartão tem também a possibilidade de conter informação, então podemos utilizar essa potencialidade. Suponhamos:

· Quick Check-in = Uma vez que o cartão contem (ou deveria conter) toda a informação detalhada do cliente, bastaria passar o cartão por um leitor e o check-in seria feito automaticamente eliminando as burocracias gerais, papeladas, preenchimento de fichas de cliente. Assim pouparia tempo ao funcionário e proporcionaria maior comodidade ao cliente pela rapidez e eficácia do serviço, o cartão poderia também ser automaticamente activado para ser a chave do quarto.

· Os funcionários nos pontos de venda do hotel ao passarem o cartão na banda magnética teriam a possibilidade de saber quais os produtos que esse mesmo cliente costuma usufruir, antecipando ou indo ao encontro das suas necessidades. Assim o cliente apercebe-se que já conhecemos os seus hábitos e este identifica-se melhor com o hotel, sentindo-se em casa.

Estes são alguns dos exemplos que se podem aplicar para ir ao encontro do que o cliente realmente pretende, como pretende e quando pretende. A isto eu chamo REC (Resposta Eficiente ao Cliente) em que conseguimos ajudar e ir ao encontro das necessidades dos clientes de forma simples rápida e cómoda. Muito mais haverá a dizer sobre este tema, nomeadamente acerca do cartão de fidelização, mas temos também de compreender de cada hotel é diferente é necessário adequar cada hotel ao seu cliente tipo. O que é um sucesso num hotel, poderá ser um fracasso noutro.

2 comentários :

  1. Sem dúvida que seria uma mais valia com esse cartão até para facilitar os pagamentos nos diversos outlets. Por exemplo, o cliente ao fazer o check in com o cartão ficava logo registado no mesmo o nº de quarto em que está alojado. Logo no caso do cliente quiser fazer um débito ao quarto bastava apenas passar esse cartão. Isto poderia gerar alguns problemas de segurança mas nada que um pin não resolva....
    Já agora deixo uma questão, já existe esse metodo de cartão em algum hotel que conheça ?

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  2. Boas, eu não conheço nenhum hotel que faça isto, no entanto gostava de ver, é uma questão de competitividade, e redução de custos. Mas não é só isto que está em causa, isto é apenas uma agulha num palheiro. Muito mais haveria a dizer mas como é óbvio não vou dizer tudo.

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Comentários