A actual crise económica, mais do que nunca leva a que os administradores reformulem toda a gestão e leva a que os custos sejam reduzidos ao mínimo possível mas nunca baixando a qualidade do produto ou serviço ao cliente. Uma das estratégias muito adoptadas actualmente é a eliminação de todo o que não acrescenta valor para o cliente.
Certamente no hotel onde trabalha existem coisas que tem que fazer e que não é considerada uma mais-valia para o cliente. Se essa tarefa não acrescenta valor, porque haveremos nós de continuar a insistir nela? Se essa tarefa não acrescenta valor mas é preponderante para o funcionamento do hotel porque não repensamos a maneira de fazer as coisas de modo a reduzir o tempo de execução? Assim teríamos muito mais tempo para o que realmente interessa, O CLIENTE.
Reduza o tempo com tarefas inúteis:
1. Identificar todas as tarefas que não tem valor para o cliente: faça uma visita a todas as secções do hotel em horários diferentes e analise de que modo as tarefas são executadas, se necessário leve um bloco de notas e tire apontamentos. Um dia não será suficiente para tirar conclusões consistentes, por isso faça esta visita durante uma ou semanas.
2. Importância dessas tarefas para o hotel: Depois de identificar todas as tarefas que não tem valor acrescentado para o cliente analise de que modos são essas tarefas importantes para o funcionamento do hotel e exclua as que considerar inúteis.
3. Falar com os responsáveis: Depois de tirar as suas próprias conclusões marque uma reunião com todos os departamentos e secções do hotel, pois eles melhor do que ninguém é que sabem o que fazem e porque fazem. Explique-lhes a sua ideia explicitamente e ouça também o que lhe dizem. Apele à criatividade e a repensar a maneira de fazer as coisas, os seus funcionários de certeza que gostam de participar a e ajudar a sua empresa.
4. Repensar a operação: Depois de falar com todas as secções e departamentos já tem uma ideia mais consistente de porque é que são feitas determinadas tarefas sem valor acrescentado para o cliente. Delineie uma estratégia de redução de tempo ou eliminação dessas tarefas. Mas não se esqueça que muitas vezes essas tarefas poderão ter origem noutros erros e problemas, nesse caso identifique-os e corrija-os ou resolva-os o mais brevemente possível, pois estão a criar-lhe custos acrescidos sem necessidade. Dê algum tempo aos seus colaboradores para que pensem também um pouco acerca da melhor forma de reduzir tempo com tarefas sem valor acrescentado.
5. Reúna-se de novo com as secções e departamentos: Depois de todos terem já uma estratégia mais consistente, é altura de tirar conclusões específicas e saber o que podemos fazer para eliminar o que não tem valor acrescentado para o cliente. E aplicar as estratégias mais viáveis.
Não se esqueça, este não é um processo para demorar muito tempo, pois tempo é dinheiro. Isto deverá ser feito no período máximo de 2 a 3 semanas.
Muitas maneiras haverão para aplicar esta estratégia, sei que esta poderá não ser a melhor mas é certamente uma boa maneira de eliminar o que não acrescenta valor ao cliente.
Quer saber mais sobre este assunto? Não exite em perguntar. Acredite que muito mais haverá a discutir.
Certamente no hotel onde trabalha existem coisas que tem que fazer e que não é considerada uma mais-valia para o cliente. Se essa tarefa não acrescenta valor, porque haveremos nós de continuar a insistir nela? Se essa tarefa não acrescenta valor mas é preponderante para o funcionamento do hotel porque não repensamos a maneira de fazer as coisas de modo a reduzir o tempo de execução? Assim teríamos muito mais tempo para o que realmente interessa, O CLIENTE.
Reduza o tempo com tarefas inúteis:
1. Identificar todas as tarefas que não tem valor para o cliente: faça uma visita a todas as secções do hotel em horários diferentes e analise de que modo as tarefas são executadas, se necessário leve um bloco de notas e tire apontamentos. Um dia não será suficiente para tirar conclusões consistentes, por isso faça esta visita durante uma ou semanas.
2. Importância dessas tarefas para o hotel: Depois de identificar todas as tarefas que não tem valor acrescentado para o cliente analise de que modos são essas tarefas importantes para o funcionamento do hotel e exclua as que considerar inúteis.
3. Falar com os responsáveis: Depois de tirar as suas próprias conclusões marque uma reunião com todos os departamentos e secções do hotel, pois eles melhor do que ninguém é que sabem o que fazem e porque fazem. Explique-lhes a sua ideia explicitamente e ouça também o que lhe dizem. Apele à criatividade e a repensar a maneira de fazer as coisas, os seus funcionários de certeza que gostam de participar a e ajudar a sua empresa.
4. Repensar a operação: Depois de falar com todas as secções e departamentos já tem uma ideia mais consistente de porque é que são feitas determinadas tarefas sem valor acrescentado para o cliente. Delineie uma estratégia de redução de tempo ou eliminação dessas tarefas. Mas não se esqueça que muitas vezes essas tarefas poderão ter origem noutros erros e problemas, nesse caso identifique-os e corrija-os ou resolva-os o mais brevemente possível, pois estão a criar-lhe custos acrescidos sem necessidade. Dê algum tempo aos seus colaboradores para que pensem também um pouco acerca da melhor forma de reduzir tempo com tarefas sem valor acrescentado.
5. Reúna-se de novo com as secções e departamentos: Depois de todos terem já uma estratégia mais consistente, é altura de tirar conclusões específicas e saber o que podemos fazer para eliminar o que não tem valor acrescentado para o cliente. E aplicar as estratégias mais viáveis.
Não se esqueça, este não é um processo para demorar muito tempo, pois tempo é dinheiro. Isto deverá ser feito no período máximo de 2 a 3 semanas.
Muitas maneiras haverão para aplicar esta estratégia, sei que esta poderá não ser a melhor mas é certamente uma boa maneira de eliminar o que não acrescenta valor ao cliente.
Quer saber mais sobre este assunto? Não exite em perguntar. Acredite que muito mais haverá a discutir.
Se há tarefas que não são uma mais valia para o cliente porquê que elas existem? Porquê que foram criadas? Muitas vezes podem ser pontas soltas de outros projectos que já não estão em desenvolvimento e essa tarefa tornou-se hábito... Acredito que os hoteis que estão a abrir actualmente já não têm esse tipo de tarefas. Porque essa ponderação sobre a utilidade das mesmas é pensada quando um director ou uma chefia elabora um conjunto de regras para o seu novo projecto de trabalho. Geralmente é feita uma filtragem do que é válido e não válido e o que vale apena aplicar nesse novo projecto. Agora quando já estamos há alguns anos na mesma unidade, acredito que seja mais dificil lembrar-mos deste ponto e iniciar-mos uma nova formatação aos métodos de trabalho
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