A produtividade é convencionalmente traduzida equacionando o número de unidades produzidas, por colaborador ou conjunto de colaboradores num determinado período de tempo. No entanto este conceito não pode ser abordado de igual modo na hotelaria.
Não é fácil medir a produtividade em hotelaria, pois esta pode variar dependendo dos objectivos de cada unidade ou grupo hoteleiro. Mas uma coisa temos a certeza, seja qual for o tipo de actividade a produtividade pode sempre ser melhorada.
A titulo de exemplo e em termos gerais irei aqui representar alguns factores que são decisivos para a produtividade de um colaborador de um hotel.
1. Condições de Trabalho;
2. Formação (profissional, académica e continua);
3. Motivação;
4. Remuneração;
5. Orientação para o cliente (Capacidade de ouvir, e corresponder com as necessidades dos clientes);
6. Compreensão dos objectivos da unidade ou cadeia hoteleira;
7. Capacidade de criar satisfação ao cliente (Capacidade de resposta aos pedidos e problemas dos clientes)
Visto isto podemos traduzir que a produtividade de um colaborador de um hotel é: a qualidade com que o colaborador desempenha as suas funções num determinado período de tempo e a satisfação que esse colaborador incute ao cliente.
Analisando mais detalhadamente esta equação podemos afirmar que a Qualidade e rapidez das tarefas desempenhadas depende directamente de:
- Condições de Trabalho (higiene, equipamentos, materiais e outras condições);
- Formação (profissional, académica e continua);
- Motivação (gosto pela profissão, remuneração, prémios de produtividade, valorização);
- Empenho nas tarefas que desenvolve.
Por sua vez a satisfação incutida ao cliente está directamente relacionada com o anterior, mas dever-se-á testar a capacidade de criar satisfação no cliente utilizando os recursos anteriormente mencionados, porque quanto melhor utilizarmos os recursos disponíveis melhor podemos incutir uma maior satisfação.
- Capacidade de resposta ao cliente;
- Capacidade de resolver e ajudar o cliente nos seus problemas;
- Capacidade de corresponder com as expectativas dos clientes;
- Capacidade de facilitar o relacionamento do cliente com a unidade ou cadeia hoteleira;
- Capacidade de cumprir com rigor os direitos dos clientes.
O importante é que possamos criar satisfação no cliente sem nunca comprometer, contrariar ou prejudicar os princípios da unidade ou cadeia hoteleira.
Contudo podemos resumir que a produtividade em hotelaria é diferente da generalidade das indústrias, pois neste caso temos de equacionar o desempenho das tarefas e a sua qualidade, num período de tempo, tal como a capacidade de criar satisfação ao cliente. Este tema remete-nos a pensar o modo de como fazermos as nossas tarefas dentro do hotel e o modo de como as podemos melhorar, adequar ou até eliminar, em prol do cliente.
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