09 fevereiro 2011

Prevenção e Combate a Incêndios em Hotelaria



Nos dias que correm além de procurarmos dar sempre o melhor aos nossos clientes temos também de garantir a sua segurança.
.
Em hotelaria é extremamente importante que exista um planeamento sólido de prevenção e combate a incêndios, mas também não menos importante é que cada colaborador saiba qual o seu papel em caso de incêndio. A melhor opção para a prevenção de incêndios, ou para que exista uma prevenção infalível é manter afastados o combustível, do comburente e do oxigénio, mas isso é completamente impossível em hotelaria. O mais importante em caso de incêndio é que temos de garantir a nossa segurança acima de tudo, e garantir a segurança dos hóspedes sempre que possível. Caso não consigamos salvar alguém o mais adequado é que sejam os bombeiros a fazer o salvamento.
.
Exponho agora algumas questões para que possa reflectir sobre elas no contexto do seu hotel. Caso haja alguma em que não consiga obter resposta deverá pensar nela e resolvê-la.
- Existe um plano de prevenção e combate a incêndios?
- Os seus colaboradores sabem o que fazer em caso de incêndio?
- O seu hotel tem sinalização suficiente, visível, adequada, e que respeite todos os requisitos da legislação?
- Com que frequência faz testes à central de alarmes, colunas secas, e outros equipamentos de combate a incêndios?
- Dá a conhecer aos seus clientes sobre o que fazer em caso de incêndio?
.
Depois de responder a estas questões deixo também algumas dicas de segurança em caso de incêndio.
- O reconhecimento do local de incêndio deve ser sempre feita por duas pessoas acompanhadas de pelo menos de um extintor;
- Se não se sente à vontade para fazer o reconhecimento não arrisque, peça sempre a um colega para o fazer por si;
- Se existirem muitos fumos baixe-se proteja as vias respiratórias;
- Se verificar que o fogo não está controlado não tente apaga-lo, chame de imediato os bombeiros;
- Caso verifique que consegue extinguir o fogo, certifique-se que o  extintor não tem ferrugens, que é o adequado ao tipo de incêndio e que o mesmo está a funcionar correctamente;
- Se não conseguir salvar um cliente, não arrisque, peça-lhe que se dirija à varanda e que feche as janelas;
- Feche todas as portas no seu caminho, assim a circulação de oxigénio será mais reduzida e diminui a velocidade de propagação do incêndio;
- Seja claro, preciso e rápido na informação que dá aos bombeiros, isso fará com que a sua actuação seja mais rápida e eficaz;
- Tenha sempre listagens actualizadas dos quartos ocupados para uma evacuação mais rápida e eficaz.
Muitas mais questões e dicas de segurança haveriam para referenciar, mas considero que enumerei as mais importantes.
.
Contudo é muito importante que o hotel tenha um plano de prevenção e combate a incêndios e que todos os colaboradores tenham conhecimento do mesmo. Pois ter um bom plano leva a que o hotel tenha uma capacidade de resposta mais rápida e eficaz, o que pode evitar desastres de maior relevância.
.
Clique AQUI para saber mais acerca deste assunto.

1 comentários :

Comentários