12 janeiro 2011

Estudantes de Hotelaria e o Mercado de Trabalho



Nos dias que correm, cada vez mais os jovens qualificados tem dificuldade em encontrar emprego. São os jovens o futuro do país, mas é necessário muito trabalho e dedicação ao longo do curso além das disciplinas e estágios.


Considero que os jovens devem:
  1. Estar conscientes que o curso não vale por si só;
  2. Ter a percepção que ir às aulas, ter notas positivas e realizar os estágios não é de modo algum o suficiente para garantir um futuro profissional minimamente estável;
  3. Não considerar os conhecimentos do curso como “dado adquirido”, e nunca pensar que esses conhecimentos são a “verdade absoluta”,  pois eles são apenas uma pequena ferramenta que cada um terá de desenvolver e explorar;
  4. Saber que é enquanto estão a estudar que se devem relacionar com o ramo hoteleiro e similares, e não apenas após terminar o curso.
É no decorrer dos cursos que os jovens devem procurar relacionar-se com a hotelaria e turismo. Numa primeira instância é muito importante estar informado acerca de como funciona o sector em geral, saber qual a realidade em que este se encontra e acompanhar constantemente a sua evolução. Não menos importante é o relacionamento com os profissionais de hotelaria e turismo, pois são eles que tem o conhecimento, a experiência e é através deles que surgem as oportunidades. É esse relacionamento que os jovens hoteleiros tem de procurar e dar também a conhecer as suas ideias, opiniões, e conhecimentos. Mas tem de ser esses mesmos jovens a procurar essas mesmas oportunidades, não esperem que venham ter com vocês.

Devem também procurar participar em actividades no sector, como seminários, eventos, congressos, feiras e associações. Pois além se ser “um ponto de encontro de profissionais” é também onde está reunida uma grande fonte de conhecimento e um sem fim de oportunidades.

Mas para que seja possível concretizar o que refiro é necessário despender tempo, empenho e dedicação, que deve ser visto como um investimento e não como uma perda de tempo ou dinheiro. O facto de se criar um relacionamento mais consistentemente com a realidade do sector de actividade, leva a todos os jovens estudantes a ter um futuro mais promissor. Enriquece os seus conhecimentos acerca da hotelaria e turismo, dá a oportunidade de mostrar as suas capacidades perante o mercado de trabalho, facilita a procura de emprego após terminar o curso e proporciona uma melhor evolução na carreira.

Clique AQUI para saber mais.

2 comentários :

  1. Para o curso de hotelaria é importante que ele seja reconhecido pelo MEC?

    ResponderEliminar
  2. Boas Caro Anónimo, Agradeço desde já a sua visita. Para tirar um curso de hotelaria é importante que o mesmo seja reconhecido pelo Turismo de Portugal, não pelo MEC.

    ResponderEliminar

Comentários