23 dezembro 2010

Venda Mais (do que) Quartos


Considero que os hotéis nos últimos anos têm apostado fortemente na venda directa através da Internet, e uma maior aproximação para com os clientes e potenciais clientes, mas mais uma vez digo e reforço a ideia de que mais importante do que ter presença na Internet é a informação a utilidade que este proporciona aos clientes. Ter um mau site poderá ser pior que não ter nenhum site.
Ter uma página na Internet, significa ter a imagem do produto de vendemos disponível aos clientes ou potenciais clientes. Mas no sector hoteleiro vender apenas o nosso produto não é suficiente. O que qualquer hotel quer vender são essencialmente os quartos e refeições, mas o turista quer muito mais do que isso. Ele procura também locais de interesse na região onde o hotel está inserido, quer alugar um carro para se poder deslocar, quer reservar avião, e quer usufruir de um conjunto de serviços de modo a tornar as suas férias, nas melhores férias.

Fiz recentemente uma análise entre 5 cadeias hoteleiras nacionais, e pude verificar que algumas não tem informação actual acerca dos seus hotéis, outros tem apenas a possibilidade de reservar quartos, mas muito poucos tem possibilidade de reservar voos, alugar carros, ou comprar outros serviços.

O facto de termos outros serviços disponíveis aos nossos clientes além do alojamento, leva-nos a ter  receitas de comissões, mas acima de tudo potência o hotel a vender mais quartos. Com isto quero dizer que não devemos apresentar apenas os serviços do hotel isoladamente, mas sim complementar a venda desses serviços com outros, como aluguer de carros, passeios turísticos e o planeamento de toda a viagem em geral. Imagine os seus clientes fazerem o planeamento completo das suas férias sem sair do website do seu hotel ou cadeia hoteleira.

Vejamos o seguinte exemplo:
O hotel A e B localizam-se na mesma região, tem a mesma classificação, e uma qualidade de serviço idêntica, mas tem as seguintes diferenças.
Hotel A
Hotel B
. Site com reservas de quartos online;
. Descrição geral do hotel, dos serviços e da região.
. Site com reservas de quartos online;
. Descrição geral do hotel, dos serviços e da região;
. Possibilidade de planear passeios turísticos;
. Possibilidade de alugar carro;
. Possibilidade de reservar voos;
. Possibilidade de reservar Transfers;
. Possibilidade de comprar bilhetes e vouchers de espectáculos, monumentos, golfe……
. Descrição de locais de interesse com respectivos horários e programa de funcionamento (monumentos, cultura, Natureza, Gastronomia).

Agora pergunte a si mesmo, colocando-se na posição de um turista, qual o hotel que tendencialmente escolheria?

Certamente escolheria o Hotel B, o turista poderá até não necessitar de nenhum dos serviços de que o hotel ou cadeia hoteleira dispõem, mas mesmo assim irá tendencialmente reservar as suas férias no hotel B porque é mais esclarecedor, e dá uma imagem de que se escolher o hotel B terá Mais opções e terá a certeza de que se vier a precisar de algum serviço aquele hotel tem. No fundo a escolha é feita tendo em conta o apoio e esclarecimento que a unidade ou cadeia hoteleira dispõe ao cliente.

Clique AQUI para saber mais.

1 comentários :

  1. Concordo Plenamente pois esforço-me todos os dias para tentar explicar a nossa ideia e conceito.
    Represento uma empresa que concebeu um conceito de produtos diferenciadores para hotéis e hotelaria em geral , na qual desenvolvemos parcerias interessantes para tornar os nossos clientes diferentes.

    Visitem o nosso site para perceberem o nosso conceito : www.lendas-sublimes.pt

    ResponderEliminar

Comentários