10 outubro 2013

Parcerias como Estratégia Hoteleira


Nos últimos anos as parcerias e fusões estratégicas tem sido a aposta de alguns grupos hoteleiros. Os primeiros resultados são animadores mas será necessário mais tempo para tirar conclusões mais precisas.
Os casos mais conhecidos são a fusão entre o Grupos Alexandre Almeida Hotéis e o grupo Lágrimas. desta fusão surge uma nova marca denominada de THEMA Hotels & Resorts. Outro exemplo é a parceria entre estratégia entre o Grupo Altis e o Grupo Amorim com a marca Blue & Green. Desta parceria nasce o Altis Blue & Green com a assinatura "Hotels & Resorts with a new attitude". A parceria tem como objectivo a criação de campanhas em conjunto, o lançamento de um cartão de fidelização comum a ambos os grupos, permitindo também que tenham uma maior diversificação da oferta uma vez que o Grupo Altis se concentra em Lisboa e o Grupo Blue & Green no Algarve e Tróia. Por outro lado ambos os grupos hoteleiros também se apoiam online fazendo referência ao parceiro nos próprios sites.
Existem também vários hotéis individuais a criar parcerias com outros hotéis ou pequenos grupos hoteleiros para se tornarem mais competitivos.
Vejamos então algumas vantagens deste género de parcerias:
 - Maior e mais forte posicionamento no mercado e consequente maior e mais diversificada oferta;
 - Menores custos dos Departamentos Auxiliares (ex. marketing);
 - Partilha de conhecimentos, métodos, estratégias e standards;
 - Criação de um conjunto de unidades mais fortes, mais sólidos e com maior capacidade de crescer;
 - Captação de uma maior quota de mercado e possibilidade de se aproximar e competir com as grandes cadeias hoteleiras;
 - maior poder negocial;
 - Melhor acesso aos canais de distribuição;
 - Aumento das receitas e obtenção de melhores resultados operacionais.
Num ambiente cada vez mais competitivo, com o turismo a necessitar de ar fresco, as parcerias estratégicas surgem como uma  vantagem competitiva de elevado valor.

1 comentários :

  1. Emanuel Ferreiraabril 13, 2016

    Uma das estratégias de venda para Hotelaria é a estratégia de Marketing da Lendas Sublimes.

    ResponderEliminar

Comentários