Nos últimos anos as parcerias e fusões estratégicas tem sido a aposta de alguns grupos hoteleiros. Os primeiros resultados são animadores mas será necessário mais tempo para tirar conclusões mais precisas.
Os casos mais conhecidos são a fusão entre o Grupos Alexandre Almeida Hotéis e o grupo Lágrimas. desta fusão surge uma nova marca denominada de THEMA Hotels & Resorts. Outro exemplo é a parceria entre estratégia entre o Grupo Altis e o Grupo Amorim com a marca Blue & Green. Desta parceria nasce o Altis Blue & Green com a assinatura "Hotels & Resorts with a new attitude". A parceria tem como objectivo a criação de campanhas em conjunto, o lançamento de um cartão de fidelização comum a ambos os grupos, permitindo também que tenham uma maior diversificação da oferta uma vez que o Grupo Altis se concentra em Lisboa e o Grupo Blue & Green no Algarve e Tróia. Por outro lado ambos os grupos hoteleiros também se apoiam online fazendo referência ao parceiro nos próprios sites.
Existem também vários hotéis individuais a criar parcerias com outros hotéis ou pequenos grupos hoteleiros para se tornarem mais competitivos.
Vejamos então algumas vantagens deste género de parcerias:
- Maior e mais forte posicionamento no mercado e consequente maior e mais diversificada oferta;
- Menores custos dos Departamentos Auxiliares (ex. marketing);
- Partilha de conhecimentos, métodos, estratégias e standards;
- Criação de um conjunto de unidades mais fortes, mais sólidos e com maior capacidade de crescer;
- Captação de uma maior quota de mercado e possibilidade de se aproximar e competir com as grandes cadeias hoteleiras;
- maior poder negocial;
- Melhor acesso aos canais de distribuição;
- Aumento das receitas e obtenção de melhores resultados operacionais.
Num ambiente cada vez mais competitivo, com o turismo a necessitar de ar fresco, as parcerias estratégicas surgem como uma vantagem competitiva de elevado valor.
Uma das estratégias de venda para Hotelaria é a estratégia de Marketing da Lendas Sublimes.
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