03 outubro 2013

Tendências do Mercado Turístico - Europa


Portugal tem uma oferta turística muito diversificada e é importante apostar no desenvolvimento dessa mesma oferta de modo a combater a sazonalidade, e promover um crescimento turístico constante e mais sustentável.
Da vasta oferta turística que Portugal dispõem, deveremos apostar com maior destaque junto das instâncias europeias o MICE (Meetings, Incentives Conferences, Exhibitions), o Turismo Religioso e o Turismo Cultural. Vejamos porquê.
Apostar no MICE tem sido uma estratégia  que ganhou maior relevância desde o inicio da crise económica. Pois tornou-se uma forma de compensar a queda no RevPAR e a estagnação das taxas de ocupação. Apostar neste mercado não tem sido fácil mas tem dado os seus frutos. Além de conseguirmos dar uma boa qualidade de serviço, sermos hospitaleiros e de ter preços atractivos comparativamente com o resto da Europa, necessitamos que os principais intermediários europeus deste mercado conheçam melhor o que temos para oferecer. É necessário aproximar e atrair essas entidades emissoras do MICE, mostrando-lhes todas as vantagens competitivas. A promoção deste mercado não se deverá destinar apenas ao cliente final mas sim também às agências intermediarias.
Por outro lado o Turismo Cultural e Religioso está a tornar-se também uma chave de ouro no contexto europeu, e Portugal tem uma oferta ímpar mercado. É como que obrigatória a promoção Cultural e Religiosa, pois assistimos a um envelhecimento generalizado da população europeia, e como sabemos, as motivações de viajar alteram-se consoante a idade. Isto significa que com a evolução do envelhecimento da população  e com o aumento da esperança média de vida, aumentam também os interesses e motivações para praticar o Turismo Cultural e Religioso.Prova disso são o aumento generalizado das viagens com motivações culturais e religiosas um pouco por toda a Europa, destacando-se França e Itália. Portugal tem também margem para crescer neste mercado. Para tal é necessário que as campanhas transmitam uma imagem de proximidade e acolhimento, por outro lado é necessário que hajam campanhas mais ajustadas a este tipo de mercado de modo a que o público alvo se identifique e que lhes "crie àgua na boca".

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