No Sector Turístico e em
particular no ramo hoteleiro, o marketing digital tem assumido um papel fulcral
para o sucesso das campanhas que promove. Em 2015 terá um papel ainda mais
importante na medida em que os equipamentos e aplicações móveis assumem maior
presença no nosso quotidiano.
O marketing boca-a-boca, ganha
uma nova dimensão. Atualmente os turistas partilham cada vez mais as suas experiências
nas redes sociais, sendo acessíveis a milhares de pessoas e tendo cada vez
maior relevância no processo de decisão do consumidor.
Assistimos a uma era digital que
tem tido um desenvolvimento muito rápido e com uma adesão extraordinária. Por
isso em 2015 investir no marketing digital é como uma necessidade vital. Mas
não basta ter websites, presença nas redes sociais e aplicações móveis. É
necessário que a informação que é divulgada nesses meios seja precisa, intuitiva,
desperte interesse e atenção e que seja de qualidade.
Aposte nas Aplicações Móveis
As aplicações móveis fazem cada
vez mais parte do nosso dia-dia, permite ter o que realmente precisam de modo
fácil, em qualquer momento e em qualquer lugar. As pesquisas e reservas através
destas aplicações têm tendência a aumentar exponencialmente.
Invista nas Redes Sociais
Metade dos turistas planeiam as
suas férias tendo em conta as pesquisas em redes sociais. E grande parte
partilha as suas experiencias através de redes sociais. Por isso é importante
que crie uma proximidade com o cliente através destes mecanismos, pois
permitirá que apoie e esclareça o cliente, tem
informação atualizada e permanente. Seja ativo nas redes sociais e lance
desafios, campanhas e promoções que permitam ter as páginas ativas e dinâmicas e
que envolva a participação dos clientes.
Desenvolva Conteúdos de Vídeo e Foto
Atualmente o YouTube é o segundo
maior motor de buscas do mundo. Por isso ter uma página neste canal é cada vez
mais importante. Uma imagem vale mais que mil palavras. Partilhar um vídeo de
boa qualidade permite reter o potencial cliente e é uma das melhores
estratégias para o conquistar. Utilize os vários mecanismos e ferramentas
online para partilhar conteúdos de foto e vídeo que despertem interesse,
atenção e desejo.
Crie um Website Dinâmico
Se o website demorar mais de 5
segundos a abrir mais de metade dos interessados desiste e procura um
concorrente. Ter um website intuitivo, dinâmico com conteúdos de imagem e vídeo,
com um sistema de reservas acessível e fácil de usar, permite ter um maior
número de reservas diretas e uma maior fidelização dos clientes. Apresente de
forma intuitiva os serviços do hotel e a oferta turística da região onde o
hotel está inserido.
Produza Emails de Marketing
Cerca de 90% dos usuários preferem
atualizar-se acerca das ofertas do hotel através de emails. Produza emails que
chamem à atenção, que sejam adequados ao mercado a que se destina, de modo a
ter a informação certa, para o cliente certo no momento certo. Esta estratégia
permite também que o cliente não se esqueça do hotel e cria maior proximidade
entre o cliente e a unidade hoteleira.
Tudo isto requer extrema atenção,
dedicação e empenho, pois os erros de informação deverão ser nulos. Uma
informação e conteúdo de qualidade é preponderante para que os clientes confiem
na marca que lhes está a ser apresentada e no serviço que é prestado. Trata-se
de uma estratégia que está acessível a milhares de pessoas, o que implica que
se existir uma falha ou erro de informação poderá comprometer o sucesso das
campanhas de marketing.
Contacte-me para saber mais sobre o Turismo e Hotelaria em 2015.
paulojpoliveira@hotmail.com
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